No início desse ano, Tati Guimarães, ex-aluna do curso de Design da PUC-Rio, deu uma palestra sobre desenho ecológico na conferência do TEDxGijon, na Espanha.

TED Tati DAD-01-01

Durante a palestra, Tati falou sobre a influência da professora Ana Branco em sua profissão, explicando que, na época, a professora não quis dar aula em uma sala convencional e optou por projetar sua própria sala de aula: uma tenda imersa em um bosque, com chão de areia, que promoveria a interação com a natureza. “Era uma aula que quebrava muitos paradigmas, tanto em seu formato quanto em seu conceito”, disse Tati. Hoje a tenda é uma realidade e usada para aulas do departamento.

tati_DAD_Tenda-02-01 Foto: Nathanael Carvalho

Ao longo da palestra, Tati Guimarães aprofunda as noções de desenho ecológico trabalhando conceitos de modularidade, emoção, sustentabilidade, multifuncionalidade e experiência, visando ressaltar a importância do desenho ecológico para o Design de modo geral. A designer brasileira usa exemplos próprios, como a Dvinus, uma coleção lançada por sua empresa, Ciclus, de mesas feitas a partir de tampos de madeira e garrafas de vinho vazias. Tati Hoje, é reconhecida por suas contribuições para o desenho industrial, especialmente na área de sustentabilidade.

Assista a palestra da Tati Guimarães completa aqui.

Sobre o TED

O TED é uma organização sem fins lucrativos, que segue o lema: “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou como uma conferência na Califórnia, há 26 anos, e, hoje, é uma rede de palestras com múltiplas iniciativas que apoia ideias inovadoras. Já o TEDx é um programa que permite que pessoas ao redor do mundo realizem eventos independentes, no formato TED. Algumas palestras selecionadas desses eventos são transformadas em vídeos do TED Talks (rede que disponibiliza palestras do TED online).
*Imagem de capa: TEDxGijón