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Foto da Turma de 2016.1

“História dos jogos eletrônicos” é uma disciplina dedicada ao conhecimento das tecnologias, as personalidades e os contextos que trouxeram os jogos eletrônicos ao seu atual estabelecimento e importância histórica. A disciplina está sistematizada em dois segmentos, considerando primeiro uma visão ampla da história dos jogos eletrônicos conforme seus veículos de participação (arcades, consoles, computadores e portáteis) e em seguida, estudando os jogos por sua produção e publicação no território nacional. Além disso, oferece um contexto de características históricas ligadas aos jogos eletrônicos, que definiram o interesse e a disponibilidade dos mesmos para o consumo e interação.

De acordo com o professor Guilherme Xavier,

A oportunidade de refletir com os alunos de graduação da PUC-Rio as questões cosmológicas dos jogos eletrônicos surgiu desses momentos de pesquisa, observando que conhecer a trajetória dessa mídia interativa, além de interessante, é essencial para se entender o presente e se desenhar o futuro.

Guix-editada-84Ao longo do semestre, o estudante de design terá contato com os princípios norteadores de produção de jogos em função de seu momento histórico, desenvolvendo investigações quanto aos fundamentos mecânicos, narrativos, estéticos e tecnológicos.O aluno irá a campo para descobrir as motivações que levam ao jogo eletrônico, além de ter acesso à literatura, vídeos e atividades que servirão de referências e experiências.

Guilherme Xavier possui mestrado e doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É pesquisador vinculado ao DessIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação) e supervisor do eixo temático Design e Tecnologia pelo LINC (Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design) do DAD.