12038953_10207040280792835_5873980408143787631_o
Alunos cultivando bambu

A disciplina visa compartilhar um repertório de técnicas de construção de baixo impacto ambiental originadas no Laboratório de Investigação em Livre Desenho (LILD), apresentando aos estudantes a Cultura do Bambu.

As aulas são práticas e segundo o professor Luís Vicente, 

As atividades oferecidas na disciplina dão uma visão ampla de todo ciclo produtivo do bambu, desde o manejo e plantio das espécies até a construção de estruturas leves e objetos de design. A vivência de todas etapas do processo de um trabalho manual com a matéria da natureza tem a capacidade de acessar um campo simbólico, a imaginação criadora.

Vicente acredita que o contato com essas imagens traz para os estudantes a possibilidade de fundamentar e construir o conhecimento a partir de sua própria experiência, auxiliando-os a reconhecer seu próprio modo de fazer.

Também conhecida como aula de bambu, a disciplina é oferecida há 15 anos e surgiu a partir de um desejo dos estudantes pela criação de um espaço de aprendizagem para compartilhar o trabalho de pesquisa relativo ao Bambu desenvolvido na PUC.