A disciplina apresenta as origens e os principais conceitos, marcos teóricos, métodos e desdobramentos do Design Emocional. Reflete, também, sobre a relação emocional entre as pessoas e o meio projetado e os atributos de produtos, marcas e serviços memoráveis com base em autores do campo da Memória Social, Antropologia do Consumo e Neurociência, entre outros.

A professora Vera Damazio explica um pouco mais sobre a disciplina:

1) O que é design emocional?

Vera Damazio: É uma abordagem projetual que parte da premissa que serviços, sistemas e produtos tem o potencial de desencadear reações emocionais. Neste sentido deve incluir no processo de projetar as demandas emocionais das pessoas, entre outros aspectos intangíveis como humor, identidade, sociabilidade, cidadania, bem estar, solidariedade, cooperação, entre outros aspectos não mecânicos.

2) Como se dá o relacionamento entre emoção e consumo?

Vera Damazio: Consumimos o que nos representa e o que traduz nossos sentimentos em relação ao entorno. Os serviços e produtos que escolhemos revelam nossa identidade e sentimentos. Por exemplo: Produtos e serviços que respeitam o meio ambiente estão diretamente ligados ao sentimento de responsabilidade social. Produtos desenvolvidos a partir do sofrimento de animais estão diretamente ligados aos sentimentos de indiferença e alienação.

3) Como a disciplina acrescenta ao currículo do aluno?

Vera Damazio: A disciplina ampliará a visão do aluno sobre o poder dos produtos, serviços e sistemas em evocar emoções positivas, em mudar condutas e transformar realidades existentes em outras mais desejáveis.

4) O curso possui um foco em alguma habilitação específica?

Vera Damazio: Todas as habilitações se beneficiam da abordagem do design emocional e o programa da disciplina inclui apresentação de extenso acervo com exemplo de projetos de toda natureza.

5) Qual a importância de compreender a relação dos atributos de produtos marcas e serviços com a emoção das pessoas e o meio projetado?

Vera Damazio: A idéia de que não existe objeto emocionalmente neutro e que todo produto, serviço ou sistema evoca emoções, fortes e fracas, negativas e positivas é partilhada por vários campos do saber como a neurociência e a antropologia. Mais do que importante, é essencial que o Design compreenda a relação emocional entre as pessoas e o meio projetado, uma vez que a atividade é a maior responsável pela sua concepção e desenvolvimento.

Vera Damazio é formada em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela PUC-Rio. Possui mestrado em Design Gráfico pela Boston University e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora da PUC-Rio desde 1985, atua nos programas de graduação e pós-graduação.