A disciplina visa trabalhar os fundamentos da ilustração voltada para projetos que envolvam a narrativa ficcional, além de compreender e evidenciar a relação entre texto e imagem na narrativa. É um desdobramento da disciplina Design de Histórias, do professor Nilton Gamba Jr, mas diferente dessa, foca no uso da imagem na construção de histórias. A disciplina terá aulas teóricas, onde serão apresentados conceitos, processos de construção de narrativas através da imagem, criação de personagem, cenários, etc.

E as aulas práticas servirão como complemento para fixar esses conhecimentos e experimentá-los na construção de pequenas histórias.

Segundo o professor Miguel Carvalho,

atualmente vemos diversos meios e suportes que integram a imagem com diferentes linguagens na construção da narrativa, mas pouco se discute sobre a função da imagem dentro desses produtos. Aliás, pouco se discute a linguagem visual na nossa sociedade, apesar de não faltarem exemplos de sua importância e usos correntes pela publicidade, jornais, tv, etc. Assim, não só a ilustração, mas a imagem de forma geral tem uma importância marcante nos nossos meios de comunicação e artes, que é de extrema importância conhecê-la como linguagem: seus códigos, sintaxes, etc.

Illu-Editadas-1
Além da constante presença da linguagem visual no nosso cotidiano, o professor acredita que o mercado de trabalho possui grande demanda para ilustradores, já que envolve, não apenas o mercado editorial, mas o cinema, a televisão, jornais e publicidade.

A disciplina possui uma parceria com o Laboratório Design de Histórias (Dhis), os alunos podem participar de atividades do laboratório. O último projeto em parceria com a disciplina foi a Parla! Mostra de Design de personagem do Dhis, onde alunos foram premiados e tiveram seus trabalhos expostos no Brasil, Portugal, México e EUA.

Miguel Carvalho é Mestre em Design pela PUC-Rio, com pesquisa voltada ao universo dos livros infantis, que narram histórias unicamente por imagens. Miguel tem Especialização em Literatura Infanto-Juvenil pela UFF e é Graduado em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes UFRJ.