A professora Renata Mattos, do Departamento de Artes e Design, juntamente com a professora Daniela Vargas, organiza o INCLUSIVE – 1º Encontro PUC-Rio de Sensibilização, Acessibilidade e Inclusão + II Semana de Acessibilidade da PUC-Rio, entre os dias 8 e 16 de setembro. O evento conta com uma exposição de projetos de alunos e professores no Pilotis e um seminário, nos dias 8 e 9, no auditório Padre Anchieta, além de um “flash mob”, apresentado pelo Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI-Rio) em parceria com a Pulsar Companhia de Dança.

O evento tem como objetivo envolver a comunidade PUC-Rio e sensibilizar para os assuntos relacionados à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, favorecer a discussão e troca de experiências nessa área, valorizar as iniciativas e práticas já realizadas, e divulgar os trabalhos/projetos desenvolvidos, considerando o desenho universal e inclusão. Estão envolvidos na organização do evento, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, Escritório Modelo de Design, o Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência (NAIPD), e a Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos.

O NAIPD, coordenado pela professora Renata Mattos, faz parte da Rede de Apoio ao Estudante (RAE). A rede é composta por cinco núcleos da Universidade reunidos, com o objetivo de prestar atendimento multidisciplinar aos alunos, contemplando aspectos acadêmicos, de leitura e escrita, psicopedagógicos, de orientação profissional, psicológicos e de necessidades especiais.