A eletiva Gestão de Coleção de Moda foi desenvolvida pela professora Monica Duarte Proença a partir de um desejo de encurtar a distância entre academia e o mercado. A disciplina é um espaço de troca de informação, reflexão e experimentação, contribuindo para a capacitação profissional e inserção do aluno no mercado de trabalho.

As aulas são participativas, a teoria e a prática se unem em diálogo no estímulo à curiosidade, ao questionamento e à ação. Desenvolver a capacidade do aluno para a identificação e resolução de problemas de design no processo de coleção de moda é objetivo da matéria, cujos meios de experienciação são: estudo de caso, simulados e reais, debate em sala, exercícios individuais e em grupo, pesquisas de campo e trabalhos extraclasse.

De acordo com a professora Monica, a Moda no Brasil atualmente,

É um campo repleto de possibilidades, que se profissionaliza a cada dia e vem abrindo espaço e marcando sua identidade. Segundo a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), a moda no Brasil é um dos setores que continua crescendo nos últimos anos, principalmente no mundo digital, dado animador para o investimento no Design de Moda e nos instrumentos de gestão.

A professora acha essencial desenvolver a análise crítica nas coleções. Ela acredita que através de um exame minucioso do sistema e performance de uma coleção se torna possível identificar os pontos positivos e negativos, a fim de maximizar oportunidades pela verificação dos erros e acertos e adequar processos para alcançar resultados efetivos e mais consistentes.

A professora continua:

O estímulo à participação, à argumentação, à curiosidade, ao espírito de análise e crítica visa contribuir na formação de profissionais que priorizem a melhoria contínua, conscientes e capazes de adequar processos para alcançar resultados efetivos.