obrinquedo_img01
Construção de brinquedos

A disciplina O Brinquedo, o Brincar e a Infância foi criada pelo professor Luis Vicente a a fim de oferecer aos alunos a experiência de conviver, aprender e compartilhar brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura das crianças. As aulas integram momentos de prática e reflexão. A partir dos brinquedos construídos em cada aula, dos materiais utilizados e das memórias de infância que surgem ao longo do processo, o professor inicia uma discussão sobre o brincar, os brinquedos e a infância, criando um espaço onde o conhecimento é construído por meio do fazer e da convivência.

O professor Luis Vicente acredita que essa experiência é essencial para o desenvolvimento de projetos.

Acredito que mais do que a compreensão, é importante a vivência do Universo da Cultura da Infância para o desenvolvimento de projetos voltados para a infância. Essa vivência pode trazer ao estudante contato com seu próprio movimento criador, que em sua infância se manifestava em brinquedos e brincadeiras, de modo que ele possa recordar do que de fato era essencial para brincar.

De acordo com o professor, os benefícios desse conhecimento aos alunos são tão diversos quanto são os brinquedos da Cultura Tradicional da Infância. Para cada um será única a experiência que irá carregar da disciplina adiante, desde um mecanismo novo de um brinquedo até uma alegre memória da infância.

A eletiva O Brinquedo, o Brincar e a Infância é aberta a alunos de todas as habilitações.