A mostra PARLA! é uma ação do Laboratório de Design de Histórias (Dhis – antigo Ladeh), do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, e reúne estudantes e professores de universidades que se dedicam ao design de personagens. Este ano, a mostra será realizada com o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, de Portugal.

O primeiro encontro para apresentar as etapas da mostra e preencher a ficha de inscrição será no dia 29 de março, na sala de reuniões do novo prédio do DAD, às 11h.

O tema de 2017 é a representação artesanal na cultura popular e suas implicações na noção de experiência, rastro e aura. O desafio é criar cartazes com personagens que elaborem questões ligadas direta ou indiretamente ao artesanato das diferentes culturas de cada país participante. Espera-se que cada participante utilize diferentes técnicas (aquarela, nanquim, computação gráfica, colagem, grafite ou técnicas mistas) e diferentes indicações de veículos (mascote, literatura infantil, quadrinhos, animação, teatro de bonecos, games, toy art, personagem teatral, etc.).

Nesta edição, haverão 3 exposições: duas físicas, uma no Brasil e outra em Portugal, e uma exposição virtual. Todos os participantes terão um certificado assinado por todas as universidades envolvidas e um catálogo com os personagens criados. Já os participantes que tiverem seus trabalhos expostos receberão certificado relativo à participação na mostra física, certificados de primeiro lugar e menções honrosas, quando for o caso.

Desde sua primeira edição, em 2009, a mostra teve como objetivo dar visibilidade a um dos aspectos da criação narrativa contemporânea: o design de personagem. A meta é realizar um evento plástico, com formatos distintos.

O edital está disponível aqui.