O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) sediará a exposição 3D: Imprimindo o Futuro em parceria com o Science Museum de Londres. A exposição é composta por mais de cem modelos e contará com três projetos do Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT):

Projeto Redentor – experiência de realidade virtual única que permite o voo próximo ao Cristo Redentor. Isso só foi possível com o escaneamento 3D da figura do Cristo usando um drone equipado com câmeras, desenvolvido em parceria com o Tecgraf;

3&D Bot – um robô que imprime modelos 3D com interface controladora wireless e oferece suporte a uma variedade de materiais. Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais (LIFE);

NEXT Cabinet of Curiosities – reúne uma pequena alegoria de trabalhos que utilizam as tecnologias disponíveis no núcleo, como escaneamento 3D, ultrassonografia, tomografia, micro tomografia e impressão 3D. A amostra revela o poder da visualização e simulação no processo de design para exploração criativa e conhecimento.

A exposição ficará aberta ao público entre os dias 1º de junho de 2017 a 31 de janeiro de 2018 e sua entrada é gratuita.