A PUC-Rio sediará uma homenagem aos 50 anos da revista LEONARDO (MIT Press), no dia 22 de junho, a partir das 14h, no Auditório do RDC. O evento internacional “ART, SCIENCE, AND TECHNOLOGY: 50 YEARS OF LEONARDO/ISAST” é organizado pelo Laboratório de Arte Eletrônica (LAE), do Departamento de Artes & Design.

A Leonardo foi fundada em 1968 por Frank Malina, que viu a necessidade de uma revista que servisse como um canal internacional de comunicação entre os artistas, com ênfase nos escritos de artistas que utilizam a ciência e desenvolvem tecnologias em seu trabalho. A revista tornou-se a principal revista internacional peer-reviewed sobre o uso da ciência e tecnologia contemporânea nas artes e na música.

Entre os palestrantes está o editor-executivo da revista, Roger Malina, personalidade nos novos campos de pesquisa emergentes que ligam as ciências e engenharia às artes, design e humanidades. Também participarão do Seminário os palestrantes Bronac Ferran (Reino Unido), JD Talasek (EUA), Luca Forcucci (Italia), Reynaldo Thompson (Mexico), Nina Czegledy (Canada) e a coordenadora do Laboratório de Arte Eletrônica e professora do DAD, Rejane Spitz.

O evento incluirá ainda a entrega dos trofeus “LEONARDO Pioneer Awards” a 4 renomados artistas, pioneiros de arte eletrônica no Brasil: Abraham Palatnik, Anna Bella Geiger, Carlos Fadon Vicente e Waldemar Cordeiro (in memorian).

Além do evento na PUC-Rio, a revista LEONARDO será homenageada por seus 50 anos em eventos que acontecerão, ainda este ano, em Manizales, na Colômbia, em Bolonha, na Itália e em Plymouth, no Reino Unido.

O evento é organizado e produzido pelo LAE, com patrocínio da NVIDIA e do DAD, e conta com o apoio do TecGraf, RioBotz, e dos laboratórios LIFE e NEXT.

A comemoração é restrita para convidados, entretanto alguns lugares estarão disponíveis. Interessados em participar devem entrar em contato com a produção do evento para verificar a disponibilidade de lugares. O evento será em Inglês e sem tradução simultânea.