A disciplina eletiva “Inovação em Saúde”, ministrada pelo Prof. Bruno Azevedo, terá como objetivo unir as competências do Design e Engenharias para a geração de projetos com caráter de inovação na área da saúde. A proposta é que a tecnologia, arte e empreendedorismo se unam com o objetivo em comum de salvar vidas.

Por ser um ambiente multidisciplinar e resultado da cooperação de profissionais da área de design, engenharia e medicina, os alunos terão a oportunidade da troca de conhecimentos específicos de cada área.

O projeto trabalhado pela eletiva será o “Bike Health”, que se propõe a realizar uma monitorização da atividade elétrica do coração durante a prática do ciclismo. Além de monitorizado, o trabalho do coração será correlacionado com sensores de velocidade e carga de trabalho instalados em uma bicicleta protótipo. Os sensores cardíacos serão desenvolvidos para se tornar uma tecnologia wearable, otimizando sua usabilidade e facilitando a adesão. Um óculos RV será usado para possibilitar inúmeras experiências ao usuário.

Com isso, os alunos terão contato com diversos tipos de sensores instalados na bicicleta, aparelhos para a monitorização do coração, além de óculos de realidade virtual para possibilitar a implementação de diversos “ambientes” de testes.

Nas aulas, os alunos sob supervisão, irão identificar os problemas que deverão ser solucionados e irão desenvolver, semana após semana, partes integrantes do projeto. A disciplina será predominantemente prática, mas terá parte teórica direcionada para a solução de problemas que serão encontrados ao longo do semestre.

A eletiva será no Laboratório de Introdução à Engenharia (LIENG), segunda e quarta-feira, das 15h às 17h. Em caso de dúvida, envie um e-mail para azevedo@puc-rio.br