A Organização Mundial da Embalagem (WPO, 2011) afirma que a embalagem viabiliza a sociedade atual na medida que atua sobre a cadeia de distribuição dos produtos fazendo-a funcionar, por meio de suas principais funções: dosar, transportar, distribuir, comunicar atributos, facilitar o uso e descartar.
Nessa perspectiva, a eletiva foi estruturada em dois momentos, teórico e ateliêr:

O primeiro, terá apresentação de perspectiva histórica da embalagem, mercado de consumo, estilos de vida e comportamento do consumidor, funções da embalagem, classificação, finalidade e tipologias de embalagem, a embalagem e seus elementos estruturais, a embalagem e seus elementos gráficos, a embalagem e seu ciclo de vida e, por fim, o planejamento e desenvolvimento de um projeto de embalagem.

O segundo momento terão sempre exercícios projetuais, utilizando softwares específicos para o desenvolvimento dos projetos, planificações e protótipos digitais, solidificando a primeira parte da aula, e apresentações de estudos de caso.

Ministrada pela Profª. Claudia Kayat, a disciplina surgiu a partir da oportunidade de poder ensinar sua experiência de mais de 30 anos no mercado e pela carência de profissionais voltados para o projeto de embalagem, em tempos que as empresas possuem uma alta demanda desse tipo de designer. E, também, pela falta de cursos de especialização, principalmente no Rio de Janeiro.

Alguns projetos de períodos passados foram apresentados no programa “Como Será?” sobre reciclagem e reutilização de embalagens.