A eletiva visa trabalhar os fundamentos do diálogo narrativo, a partir da integração de texto, ilustração e projeto gráfico no universo da Literatura Infantil e Juvenil. Com pesquisa e desenvolvimento de linguagens e suportes adequados, busca alternativas que potencializem a narrativa como um todo e apresenta propostas de apresentação e de acabamento.

O semestre será dividido em dois módulos: o primeiro será teórico sobre imagem e literatura, narrativa visual, recorte histórico da Ilustração na literatura infantil e juvenil e recursos gráficos. Já no segundo módulo, os alunos terão aulas de conceituação e projeto, complementados por atividades práticas dentro do Laboratório de Experimentos Gráficos, o PRELO.

Serão disponibilizados alguns textos de domínio público (projetos autorais também poderão ser utilizados) e, ao longo do período, cada aluno desenvolverá um projeto próprio chegando a uma “boneca” (protótipo) do livro no final do semestre. O laboratório será de livre acesso, facilitando a experimentação de técnicas de ilustração, impressão, encadernação e acabamento.

“Literatura e Imagem” foi oferecida há cerca de 15 anos atrás e volta à grade totalmente repaginada, dando ao aluno a possibilidade de experimentar recursos gráficos diversos na busca de soluções narrativas.

A eletiva será ministrada pelo prof. Guto Lins e será aberta para alunos de Design e Literatura, uma vez que o professor acha importante que o processo projetivo da narrativa seja compartilhado e participativo.