A população brasileira está envelhecendo, se diversificando e vivendo cada vez mais, mas não necessariamente melhor. É neste cenário que os alunos da PUC-Rio e das demais universidades de hoje vão atuar profissionalmente. Fenômeno inédito e irreversível, o envelhecimento da população traz desafios para todos os campos do saber e da atividade humana e exige atuação inovadora e interdisciplinar.

Com base neste contexto, a eletiva “Longevidade com qualidade” visa apresentar um panorama geral sobre o envelhecimento populacional; apresentar, literalmente, os maiores de 50 e suas variadas demandas (cenário no qual os jovens universitários de hoje vão atuar profissionalmente); e promover o desenvolvimento de jogos, produtos e serviços inovadores a partir de métodos participativos e interdisciplinares que favoreçam a longevidade com qualidade da população brasileira.

A disciplina será ministrada pela Prof.ª Helenice Fichman (Departamento de Psicologia) e pela Profª. Vera Damazio (Departamento de Artes & Design) e está aberta para os alunos de graduação e pós-graduação de todos os departamentos com os códigos DSG 1765 e PSI 2027, respectivamente.