A mostra PARLA! é uma ação do Laboratório de Design de Histórias (Dhis), do DAD, e reúne estudantes e professores de universidades que se dedicam ao design de personagens. Este ano, a mostra será realizada em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), de Portugal. A oportunidade de trabalhar com culturas distintas ampliou o sentido da exposição desde sua terceira edição e, hoje, tem o prazer de lidar com especificidades e sobreposições ao falar de duas culturas com tantas afinidades como os dois países.

A mostra já percorreu temas distintos como o cosmos, a cultura da China e a morte. Agora, se debruça sobre arte e cultura popular. Tendo como ponto de partido as relações entre regionalidade, materialidade, produção industrial e artesanal – questões decisivas no universo temático em questão – contribui, mais uma vez para o grande objetivo dessas mostra: pesquisar a criação narrativa ficcional a partir do estudo da imagem e tendo como recorte a representação do personagem.

A PARLA! propôs três conceitos correlatos com o tema: experiência, rastro e aura. Os três conceitos foram retirados da obra de Walter Benjamin, sendo a experiência a função que vai rever o papel da narrativa na sociedade; o rastro expande a noção de experiência com a relevância da dimensão regional ou temporal da produção cultural e a aura é um conceito forjado pelo autor no estudo da imagem técnica discutindo as relações entre o valor do original e da cópia industrializada.

Grupos de estudantes e professores das PUC-Rio e do IPCA trabalharam durante o primeiro semestre de 2017 para poder ter os projetos concluídos, como apresentados nesta exposição. Foram selecionados no conjunto de trabalhos três primeiros lugares e três menções honrosas de cada país. O Júri do Brasil selecionou os trabalhos de Portugal, e o de Portugal selecionou os do Brasil.

A abertura da mostra será no dia 20 de junho, às 18h, e permanecerá até o dia 15 de agosto no Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário PUC-Rio.