O DAD promove a segunda edição do workshop Global Goals Jam PUC-Rio, em parceria com o MediaLab Amsterdam, nos dias 16 e 17 de setembro. O workshop, que acontece simultaneamente em 28 cidades do mundo, visa o desenvolvimento de projetos inovadores de design de interação para o evento Global Goals Jam – Design 2030 Now! e irá trabalhar com cinco objetivos específicos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: Erradicação da Pobreza, Fome Zero, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis. A Agenda 2030 da ONU estabelece 17 objetivos e 169 metas considerados fundamentais para o desenvolvimento sustentável no futuro nas suas três dimensões: econômica, social e ambiental.

Durante os dois dias de workshop, os alunos serão divididos em equipes interdisciplinares e serão acompanhados pelos professores: Guilherme Toledo, João Bonelli, Manuela Quaresma e Marcelo Pereira, que irão orientar os projetos junto aos grupos. O resultado do trabalho serão disponibilizados numa plataforma digital que permanecerá disponível estimulando assim os outros a continuarem a construir sobre este trabalho. O principal objetivo do Global Goals Jam é criar intervenções locais que possam ter impactos globais.

Na edição de 2016, participaram do workshop 18 alunos de diferentes cursos da PUC-Rio que trabalharam com dois objetivos específicos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU): Igualdade de Gênero e Empregos Dignos e Crescimento Econômico. Veja os resultados dos trabalhos da primeira edição.

Esta é uma atividade interdisciplinar aberta aos alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso oferecido pela PUC-Rio e corresponde a uma disciplina eletiva de 2 créditos ou atividade complementar, caso o aluno já tenha atingido o limite de 30 créditos do semestre. O edital e formulário de inscrição estão disponíveis aqui