O Morar Mais por Menos 2017 apresentou a 2ª edição da exposição “Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte”, que contou com a apresentação de 8 projetos criados por alunos e ex-alunos do DAD. O evento, que aconteceu entre os dias 9 de agosto e 17 de setembro, no Casa Shopping, teve como objetivo buscar no mercado o melhor custo-benefício em relação a produtos e serviços.

Conheça os produtos do alunos participantes do Morar Mais 2017.

Paula Agra de Figueiredo: Cabeceira

“É uma mesa de cabeceira que foge daquilo que a gente costuma ver no mercado. Ela funciona basicamente como um display das coisas que você quer ter perto da cama. Tem espaço para livros, copo, cabo de celular e atrás tem espaço para cremes ou remédios.” Segundo a aluna, o Novos Talentos é uma grande oportunidade de colocar um nome forte no mercado logo após a formatura.


Júlia Soares: Mesa Balanço

“A mesa balanço foi um pouco diferente das outras coisas que eu costumo pensar como designer, porque penso muito em função primeiro, antes de pensar em beleza. Eu sou muito presa na coisa da função, mas o projeto acabou saindo com uma proposta mais visual do que funcional.”

Júlia participou do evento no “Quadro de Boas Ideais” e seu projeto foi orientado pelo Prof. Flávio Carvalho


Marcela Rodrigues – Mesa de Encaixe

Para Marcela, foi um desafio construir uma mesa toda em fabricação digital que fosse feita por encaixe. A ideia surgiu a partir da dificuldade das pessoas na montagem de mobiliários comprados online, com manuais grandes manuais e muitos pregos e peças.

“Eu vou sair da faculdade, então eu estou querendo ampliar, poder conseguir trabalhar com design de produto e colocar o nome no mercado. É importante porque eles promoveram bastante o marketing das pessoas então acho que é bem isso, conseguir me projetar no mercado.”

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório da Forma, com orientação do Prof. Flávio Carvalho.


Louis Philippe de Billy – Banco de Aço

Louis participou do evento promovido pelo DAD “Workshop Mobiliário – da criação ao mercado” ministrado por Zanini de Zanine. E, nas aulas, a ideia do projeto surgiu.

“Durante o workshop a gente teve um tempo dele (Zanine) mostrar o mercado pra gente e a partir da metade do curso foi desenvolvimento. Eu desenhei muito, modelei muito até chegar na peça final. Então a inspiração acabou vindo com a caneta no papel.”


Bernardo do Amaral – Balanço

“A ideia é criar uma colaboração de desenvolvimento de projetos utilizando fabricação digital. Basicamente, a gente usa quadro CNC, compensado de madeira reflorestada e corda de PET reciclada. Então, o produto usa sempre ou material de recursos renováveis ou materiais de reciclagem pós consumo.”

O projeto é compartilhado e pode ser encontrado no site da TOA Móveis.


Henrique Gomma – Fubbá

A Fubbá é uma empresa de design criada por Henrique Gomma e Alexandre Montenegro, ambos ex-alunos do DAD, que existe, com esse nome, desde dezembro de 2016. Seu objetivo é criar objetos versáteis cada vez mais funcionais e práticos, para o dia-a-dia, para pessoas recém-casadas, solteiras e etc.

“Esse banco foi concebido e pensado para exportação. Para ele ter uma logística fácil, ser fácil armazenamento, de pronta-entrega. Ele é feito com a mistura de 3 matérias: os pinos que sustentam o assento são de resto de madeira de demolição, o assento é feito em couro e a estrutura é toda feita em aço carbono.”


Marcela Percú – Estante Pinote

A peça apresentada no “Novos Talentos” surgiu a partir de um projeto de apartamento para um cliente que tinha uma coleção de legos que precisava ser exposta. A ideia era que a estante pudesse se movimentar de acordo com o crescimento da coleção. O produto foi desenvolvido, também, pelo seu potencial comercial, uma peça que pudesse ficar acessível e que as pessoas pudessem ter acesso a diversos tamanhos e customização.

“É um painel super simples, que a pessoa usa a composição que ela quiser, é só colocar na parede. É uma junção de linguagens com uma estética clean.


Rodrigo Erthal – Mesa Bandeja Zizo

“Esse projeto foi uma demanda de um cliente que tem um café e me pediu para desenvolver uma mesa-bandeja que fosse prática e empilhável pra poder servir os clientes de forma rápida porque ele tinha poucos funcionários.”

Rodrigo recebeu um bom feedback do seu produto, sendo o mais vendável da exposição, de acordo com um fornecedor. E é o segundo ano que participa com 2 projetos no “Novos Talentos”

“Eu tenho uma linha muito certa de trabalho, a geométrica contemporânea e o pensamento sempre em produção de escala.”


Leonardo Jarlicht – Malemolência – mesa de Centro

“A malemolência tem a organicidade da natureza como inspiração. A utilização de madeiras de cores contrastantes dá à peça fluidez e cria uma unidade em relação à harmonia do mobiliário em salas de estar e quartos, complementando o espaço a sua volta.”

Leonardo participou do evento no “Quadro de Boas Ideais” e seu projeto foi orientado pelo Prof. Flávio Carvalho.


Além da exposição, foi realizado um ciclo de palestras com o tema “Mercado x Tecnologia x Inovação”. Coordenado pela Profª. Cláudia Kayat, as palestras englobaram temas que estão acontecendo no campus sobre tecnologia e inovação. Os professores Marcelo Pereira, João Bonelli, Joy Till e a doutoranda do PPG Design PUC-Rio, Marcia Bergmann, apresentaram as seguintes palestras:

  • Desterritorialização do Habitar e Materiais Híbridos – Marcia Bergmann
  • Internet das Coisas: Design, Tecnologia e a Casa do Futuro – Prof. Marcelo Pereira
  • Design Visual para Superfícies Urbanas de Larga Escala – Joy Till
  • Produtos com Comportamento: Tecnologias Emergentes de Prototipagem e Criatividade no Design – Prof. João Bonelli