O selo Geração Design PUC-Rio foi criado para proporcionar legitimidade e visibilidade aos produtos e marcas concebidos por alunos já formados na graduação de Design da PUC-Rio. As primeiras empresas chanceladas pelo selo são Zerezes, Mó Estúdio, Ripa, A Madeirada, Makers Manufatura, Kuba e Ilustre Ilustra.

DAD: Como surgiu o Selo Geração Design PUC-Rio?
Profª. Claudia Kayat: O selo surgiu de uma constatação de que os alunos formados nas habilitações de projeto de produto, comunicação visual, moda e mídia digital, estão criando seus negócios e marcas próprias, em um forte movimento empreendedor. Achamos que o DAD deveria apoiá-los nesse movimento. Nossa primeira ação foi a criação de um selo que desse chancela e legitimidade a esses novos negócios de alunos formados durante os últimos 10 anos, a fim de ajudá-los a atestar origem, reputação e qualidade da formação de design que eles tiveram, fortalecendo assim seus negócios. Isso será um diferencial competitivo para eles no mercado.

DAD: Qual o apoio que a PUC-Rio oferece neste primeiro momento?
Profª. Claudia Kayat: Estamos em um momento de gerar visibilidade para esses alunos empreendedores. Então, estamos buscando os principais eventos que estão acontecendo e fechando parcerias no sentido de conseguir espaços para que eles possam expor e vender os seus produtos. Foi o caso da Fábrica Bhering. Fizemos uma articulação, uma ponte entre o mercado e eles, facilitando o acesso, criando visibilidade e chancelando as empresas com o selo GERAÇÃO DESIGN PUC-RIO que atesta a formação com a qualidade da nossa graduação em Design na PUC-Rio.

DAD: Quais são os próximos passos?
Profª. Claudia Kayat: Estamos pensando em fazer uma ação com os nossos ex-alunos na Semana Design da PUC-Rio que será em novembro. Como ex-alunos que já estão atuando no mercado, eles podem incentivar os alunos que estão cursando a graduação a trilharem o caminho empreendedor, explicando como fizeram para empreender, que dificuldades enfrentaram e qual o resultado que estão obtendo.

DAD: Quais os benefícios de participar deste grupo?
Profª. Claudia Kayat: Acredito que o principal benefício é a troca de experiências, ideias e apoio entre os pares. A primeira reunião com o grupo de ex-alunos que compareceram foi muito estimulante nesse sentido. Pudemos perceber neles o desejo e a busca por conquistar um espaço. Também fará parte da agenda promovida pelo DAD para esse grupo, o aumento da visibilidade e da capacitação empreendedora, por meio de cursos, palestras, encontros, etc…

DAD: Como um ex-aluno pode fazer parte da Geração Design PUC-Rio?
Profª. Claudia Kayat: Todo ex-aluno do DAD que está empreendendo, que tem sua marca, produto, empresa de Design formalizada, pode fazer parte do grupo GERAÇÃO. Basta encaminhar material informativo com fotos, sites, links e referências sobre a empresa, que disponibilizaremos o selo. A partir daí, os empreendedores da “Geração Design PUC-Rio” poderão participar periodicamente dos mais variados eventos e ações em estreita interação com o DAD e o dinâmico setor de Design.

Durante os dias 28 de setembro a 1º de outubro, a Geração Design PUC-Rio participa com exposição e venda de produtos na Fábrica Bhering, parte da programação da Semana Design Rio.

 

Sobre as empresas:

Makers Manufatura

Durante o ano de 2011, muitas conversas e planejamentos foram feitos para que em outubro a Makers Manufatura – ou só Makers, para os íntimos – começasse a funcionar.
Com algumas indicações e muita cara de pau, começamos a entrar no mercado de prestação de serviços de corte e gravação a laser. Logo o boca a boca começou a espalhar a nossa dedicação e seriedade com os trabalhos feitos.
A partir de 2015 começamos a participar de feiras para venda atacado e demos um gás na criação de produtos próprios.
Em 2017 lançamos nossa nova plataforma de e-commerce e a chamamos de STUDIO MAKERS, como vários clientes que visitavam o nosso galpão chamavam a nossa sala de criação.
Hoje em dia mantemos dois sites no ar: MAKERS MANUFATURA – com todas as informações sobre corte e gravação a laser e desenvolvimento de projetos especiais – em https://makers.com.br e STUDIO MAKERS – que apresentamos toda nossa linha de produtos e mantemos um canal aberto com os consumidores através do nosso novo blog e onde divulgamos promoções e nossos lançamento – em https://studiomakers.com.br.

 

Kuba

A Kuba é um empresa de headphones e equipamentos de áudio, criada por quatro apaixonados não só por música, mas também por formas autênticas de ouví-la.
Nosso objetivo é criar ferramentas que despertem novas sensações. Ferramentas com qualidade de som, conforto e um estilo próprio que ofereçam uma experiência única tornando a música protagonista do seu dia.

 

MÓ Estúdio

Nossa alma é carioca. Nascemos para criar e difundir ideias que impactam. Somos viciados na arte de construir! Curtimos participar e ampliar experiências que vão além de produtos. Atuamos desde a criação até a execução do projeto. O produto que estará sendo vendido na feira: Skate Costella.
O projeto surgiu a partir do interesse em aproveitar as sobras de compensado proveniente de recortes da máquina CNC antes descartado. O reaproveitamento desse refugo originou em um novo movimento para esse material e a criação de um conceito. Surgiu a ideia de desenvolver um objeto que transmitisse movimento e consciência ambiental, aliado a um forte apelo estético. Assim nasceu o Costella. Feito a partir de ripas de compensado, estas são posicionadas lado a lado usando o topo do material para aumentar a resistência e destacando a beleza do mesmo. Desta forma, substituímos processos mais complexos pelo simples corte 2D, experimentando uma nova forma de produção aliada ao refinamento de um trabalho manual e preciso.

 

A Madeirada

Proveniente de um ambiente de marcenaria, estudos e experimentos com diversos tipos de madeira, a A Madeirada é uma marca de biojoias criada em 2016.
Imbuída de cores vibrantes e formas geométricas, as peças A Madeirada vêm para trazer luz e alegria para o dia-a-dia e estilo e personalidade para as melhores noites.
Como diferencial a A Madeirada traz para o universo das biojoias cores vivas e
naturais de madeiras pouco conhecidas ou exploradas. No processo de produção, as madeiras utilizadas são de reuso e coladas com cola não toxica a base d’água. O acabamento é feito com cera de carnaúba natural e as peças não levam nenhum tipo de química ou tingimento.

 

Ilustre Ilustra

Somos um estúdio criativo com foco em Design de Superfícies, situado na cidade do Rio de Janeiro.
Valorizamos design autoral e quem também o valoriza, motivo pelo qual criamos peças exclusivas, a partir de um minucioso processo criativo que envolve desenhos à mão e tratamentos digitais. O conceito por trás de cada produto é, entretanto, a essência de nossas coleções. Somos estética com conteúdo.
Nossa proposta é repensar a experiência de consumo de produtos estampados a partir de peças desenhadas à mão, que contam histórias.
Cada estampa conta uma história, cada história desperta a memória. Estamos aonde essas histórias se cruzam: nas ruas- por enxergarmos a arte como ferramenta de transformação social e por apoiarmos a pluralidade de ideias; crenças; religiões; raças; gêneros; identidades e orientações. Ser ilustre não é só abraçar tendência, mas criá-la a partir de seus atos.

Ripa

O Estúdio Ripa tem como propósito aproximar o homem da natureza através de joias de madeira de reuso.
Com formas minimalistas, o Estúdio Ripa transforma natureza em joia, usando madeira de reuso e prata. Por estarem no meio da mata do Rio de Janeiro, os criadores da marca Gabriella Real e Mairê Ramazzina tem como propósito aproximar o homem da natureza
O uso dessa matéria prima começou ao perceberam em casa e na oficina da faculdade quanta madeira era jogada fora. Decidiram, então, que dariam uma nova função a ela. Hoje, toda matéria prima utiliza vem de doações de pedaços de madeira de marcenarias e de oficinas de design.
O eixo de criação une a sustentabilidade aos adornos, levando em conta o baixo impacto, o comércio justo tanto na hora de cobrar quanto na hora de pagar ao fornecedor. O maior desafio ao trabalhar com essa matéria prima é que cada madeira tem seus próprios veios, cores e desenhos, podendo variar de peça para peça. Mas é essa dificuldade que torna o trabalho mais interessante. Toda peça é um novo desafio, uma nova descoberta e um novo encanto. Cada joia nossa é única.

 

Zerezes

A Zerezes é uma marca de óculos guiada pelo design e responsabilidade socioambiental, que busca materializar os seus valores através do respeito à matéria prima e pessoas envolvidas em seu processo.