O 18º Encontro RING – Desenvolvedores de jogos do Rio de Janeiro acontecerá no dia 20/10, às 15h, no Auditório do RDC com o apoio do DAD. O encontro busca unir empresas, profissionais e estudantes de desenvolvimento de jogos do Estado do Rio de Janeiro para debater sobre jogos.

Nesta edição será celebrado 15 anos do ensino de conteúdos de Design de Jogos Digitais no DAD, iniciado em 2002 com a implantação de uma disciplina pioneira específica para o tema: a ART1869 – Tópicos Especiais em Design – Princípios de Jogos Eletrônicos. A partir dessa iniciativa, o DAD vem expandindo as formas como os interessados em estudar design de jogos podem se inserir na universidade. A palestra de abertura do evento, ministrada pela Profa.ª Maria das Graças Chagas e pelo Prof. Guilherme Xavier, vai repassar pontos marcantes dessa trajetória e apresentar o panorama atual para quem deseja estudar design de jogos na PUC-Rio em diferentes perspectivas: Graduação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Parcerias.

A Profa. Maria das Graças Chagas também estará na Mesa Redonda “O que falta para você entrar na indústria de jogos?”, falando sob o ponto de vista da Academia.

Além das palestras, uma Mostra de Jogos estará acontecendo no Hall de entrada do Ed. RDC.

Programação

15h – Abertura – Apresentação do RING + Design de Games

Apresentação do RING

Apresentação do grupo de desenvolvedores de jogos do Estado do Rio de Janeiro (RING), suas atividades, objetivos e conquistas em 2017. Um breve panorama atual do crescimento e oportunidades da indústria de games no Rio e no Brasil.
Palestrante: Rafael Bastos (Produtor na Dumativa e Membro do RING)

Design de Games
Palestrantes: Profa. Maria das Graças Chagas (DAD/PUC-Rio) e Prof. Guilherme Xavier (DAD/PUC-Rio)

15h45 – Tecnologia Autodesk para o desenvolvimento de Games

Apresentação de ferramentas voltadas para o desenvolvimento de jogos em softwares como Autodesk Maya, Maya LT, 3DSMAX, Stingray e Shotgun.
Palestrante: Saulo Veltri (Convidado Autodesk com Certificação ACI e Diretor da AreaZ)

16h45 – Coffee Break Autodesk

17h00 – Mesa Redonda – O que falta para você entrar na indústria de jogos?

Pontos de vista da academia e de profissionais da indústria sobre a inserção do profissional na indústria. Da formação de pessoal a oportunidades de trabalho.
Palestrantes: Adrian Laubisch (Aiyra), Camilla Slotfeldt (BitCake Studio), Kim Kaznowski (Double Dash Studios), Maria das Graças Chagas (DAD/PUC-Rio), Rafael Bastos (Dumativa Creative Studio)

A entrada é gratuita com vagas são limitadas, mais informações: https://goo.gl/KUaDF2.