DAD e NEAM promovem Oficinas de Encadernação

A professora do DAD, Cristina Viana, realizou duas oficinas de Encadernação: Caderno singular e Bloco de capa dura para os alunos do Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor (NEAM), nos dias 09, 16 e 23 de maio.

Em entrevista ao DAD a professora Cristina contou que foi a primeira oficina que ela ministro no NEAM e que se sentiu contente e grata pela oportunidade de compartilhar um pouco de sua experiência na encadernação com um grupo interessado e disposto a incorporar a prática em seus projetos.

DAD: Você acha importante que essas oficinas sejam frequentes?
Cristina: Acho. Além do aprendizado e da capacitação técnica, temos nas oficinas um espaço saudável de convivência e de exercício da presença.
DAD: Na sua opinião, qual foi a receptividade dos alunos do NEAM?
Cristina: A melhor possível. Todos atentos, dedicados, curiosos e disciplinados, valorizando os encontros.
DAD: O que você acha da parceria DAD/NEAM?
Cristina: Essencial como parte do propósito da universidade de contribuir para uma sociedade mais justa e humana através do ensino.

Davison Coutinho, assessor do NEAM, também respondeu algumas perguntas ao DAD:

DAD: O que achou da proposta da oficina de encadernação?
Davison: A proposta da oficina de encadernação foi uma demanda do NEAM à direção do DAD em busca de melhorar os produtos elaborados pelos jovens do Núcleo. O resultado das oficinas ministradas pela Prof. Cristina Viana foi surpreendente, uma vez que os jovens aprenderam desde a melhor dobra do papel, a partir da análise das fibras da folha, até a produção final de blocos com excelente acabamento. O nosso objetivo é que os jovens atuem como multiplicadores deste conhecimento, transmitindo aos outros participantes. Os materiais agora estão sendo produzidos e receberão aplicação da marca do NEAM, embalagem e serão comercializados como forma de arrecadar recursos para projetos desenvolvidos pelo Núcleo.
DAD: Como surgiu a parceria do NEAM com o DAD?
Davison: A parceria do NEAM com o DAD é de longa data, desde a fundação do NEAM com a Profª. Ana Branco e Prof. Ripper. A parceria tem se fortalecido com a gestão da Prof.ª Jackeline Fabiarz.
DAD: Quantas ações já foram realizadas como resultado dessa parceria?
Davison: Ao longo da história do NEAM, diversas ações foram realizadas com diferentes professores do departamento, cabe destaque as ações realizadas com a Prof. Ana Branco nos anos 80 na Rocinha e também da continua parceria com LILD ( Laboratório de Investigação em Living Design) no ensino das técnicas do laboratório, ministrados pelo Prof. Ripper aos nossos jovens. Cabe ressaltar também a parceria do Prof. Luiz Antonio Coelho na realização de um projeto de formação de leitores com a inauguração de uma sala de leitura no NEAM. Além, da marca do NEAM, que foi desenvolvida pelo Prof. Claudio Magalhães, então aluno de design.

O aluno do NEAM, Gabriel Silva dos Santos, disse que achou a oficina muito interessante, “A gente aprendeu coisas diferentes, a professora ensinou bastante. A gente já aprendia um pouco aqui, o professor ensinava, mas não do mesmo jeito que ela. Ela ensinou acho que 3 modos de caderno, eu achei bastante interessante.”