DAD participa do Congresso P&B Design 2018

Professores e alunos do DAD participam do 13º Congresso Pesquisa & Desenvolvimento em Design, considerado o maior congresso de design do país, nos dias 5 a 8 de novembro, em Santa Catarina.

A prof.ª Rita Couto, homenageada no evento, ministra a palestra “Pedagogias do Design: em busca de um conceito ampliado”, e o João Sobral – doutor em Design pela PUC-Rio, no Programa Dinter/Capes-Doutorado Interinstitucional – que fala sobre “PPG’s Profissionais Design”, são alguns dos destaques da programação do congresso. As alunas Mariana Nioac de Salles e a Daniela Marçal, realizam o workshop “MÃO NA MASSA: construção de recursos didáticos multissensoriais para educação inclusiva”.

Também ocorrem apresentações de 34 artigos científicos e 3 artigos de iniciação científica: “HÍFÍ – Design de Tecnologias Assistivas para Tetraplégicos utilizando Biomateriais” apresentado por Beatrice Catarine Chagas Terço, Luiza Novaes e João de Sá Bonelli, “Pictogramas para Aconselhamento em Diabetes: avaliando a compreensibilidade no Brasil”, por Larissa Yumi Santos Gazzoni, e “O perfil do UX designer: um panorama da visão do mercado de trabalho”, por Bárbara Sabino de Souza e Manuela Quaresma.

Os artigos apresentados foram orientados pelos professores Alberto Cipiniuk, Claudia Kayat, Claudia Montalvão, Claudio Magalhaes, Flavia Nízia, Gamba Junior, Guilherme Xavier, Irina Aragão, Jackeline Farbiarz, Jorge Lopes, Jose Luiz Ripper, Luiza Novaes, Manuela Quaresma, Ricardo Artur Carvalho, Rita Couto, Vera Damazio e Vera Nojima.

Além disso, foram lançados dois livros no P&B Design 2018: “À Flor da Pele” da aluna Tita Nigrí, e “Um novo olhar para o projeto: a Ergonomia no Ambiente Construído, volume 4”, organizado pela professora Claudia Mont’alvão.