Comunicado para alunxs DAD

Rio de Janeiro, 19 de março de 2020.

Carxs alunxs,

Esperamos encontrar todxs seguros, cuidando de si-mesmos e de todxs. Justamente buscando contribuir para a preservação de todxs, entendemos, no DAD, que podemos executar nossas atividades remotamente. Com isso, as instalações do DAD estarão fechadas até nova comunicação da Reitoria sobre a questão.

Para a manutenção de nossa comunicação e a continuidade de nossas atividades utilizaremos os e-mails: ppgdesign@puc-rio.br (assuntos Pós-graduação) , artdsg-g@puc-rio.br (assuntos graduação), e a ouvidoria do DAD pelo link: http://dad.puc-rio.br/contato/ouvidoria/.

Estamos juntxs, trabalhando na modalidade não presencial, dedicados a desenvolver estratégias que viabilizem a manutenção das atividades de ensino e, para isso, esses quatro primeiros dias úteis têm sido fundamental. Neles, professorxs já começaram a enviar mensagens para vocês via SAU online e alguns já fizeram algumas experiências, junto a vocês, em suas respectivas turmas. De qualquer forma, oficialmente, o reinício das aulas no formato não presencial ocorrerá no dia 23 de março, conforme circular encaminhada pela V.R. Acadêmica.

No DAD, entendemos que cada professor(x), em conformidade com suas respectivas coordenações, tem assegurado o direito de escolher a melhor Plataforma para atender ao compromisso de migrar suas aulas para a modalidade não presencial. Entendemos também que o isolamento domiciliar poderá dificultar e até inviabilizar o acesso as atividades de ensino não presenciais, dependendo da situação de cada alunx. Buscando ter condições de contornar cada situação, pedimos que vocês entrem em contato conosco pelo link: http://dad.puc-rio.br/contato/ouvidoria/. Junto a isso, solicitamos a nossxs professorxs que nos mantivessem informados sobre ausências de alunxs nas atividades não presenciais, para que possamos buscar meios de acesso a elxs.

Visando o maior conforto de todxs, na medida do possível, dividimos com vocês, algumas dicas, adaptadas das envidas pela professora Barbara Castro para alunxs matriculados em suas turmas:

“ DICA 1: O ambiente de trabalho ideal para assistir aulas online é:
+ ambiente silencioso
+ mesa de trabalho
+ computador com webcam, microfone e fone de ouvido /celular
DICA 2: Se organize para conectar um pouco antes do horário da aula, caso não tenha aula imediatamente antes. Demoramos alguns minutos para nos adaptarmos a novas interfaces e tecnologias e precisamos garantir nosso tempo dedicado a aula propriamente dita.
DICA 3: Se preparem antes da aula começar. Organizem o ambiente que será sua sala de aula com qualquer coisa que precisem (caderno, canetas, água).
DICA 4: Avise sua família e pessoas que moram com você, se for o caso, que estará em aula neste momento e solicite que evitem interrupções, se possível.
DICA 5: Mantenha seu equipamento carregado antes da aula e se possível conectado na eletricidade durante a aula.
DICA 6: Utilize o fone de ouvido durante a aula, caso o tenha. O fone de ouvido pode ajudar a não gerar ruído para o restante da turma.
DICA 7: Mantenha o seu microfone desativado. Ative somente quando for tirar uma dúvida ou fazer algum comentário. Assim, reduzimos o nível de ruído para a turma.
DICA 7: Dê preferência a telas maiores, havendo esta possibilidade, pois os slides compartilhados têm maior legibilidade em telas de computador, porém as aulas podem ser assistidas também pelo celular caso não tenha computador disponível.
DICA 8: Se for usar o celular, procure usar um objeto inclinado como suporte que possa ver de forma confortável e fique com mãos livres para fazer anotações durante a aula.
DICA 9: Evite distrações. Abrir outras abas no navegador pode ser tentador, mas precisamos nos manter unidos e atentos na aula.”

Professorxs estão disponíveis, durante os horários de suas aulas, para acompanhar seus processos de aprendizagem. Juntxs, estamos nos esforçando para acolher todxs alunxs.

Sejam solidárixs e cuidem-se muito!

Direção DAD