Atividades Complementares

O que são?

Formalizadas pelo MEC, as atividades complementares visam estimular o envolvimento do estudante com o aprendizado extra-classe, valorizando, criando ou potencializando uma cultura de permanente atualização profissional.

Exemplos

Participação em congressos, seminários, palestras; visitas a museus e exposições, cursos de extensão; monitorias etc.

Veja a lista completa no regulamento

Nos cursos de Design o aluno deve cumprir

18 créditos (270 horas)

15 horas = 1 crédito

Como funciona?

Passo a passo para o cadastro e comprovação de atividades complementares.

1

Cadastrar a atividade

No PUC online, selecione a atividade na lista de pré-autorizadas ou cadastre a atividade desejada escolhendo “não pré-autorizadas”.

2

Conferir aprovação

Confira a aprovação no PUC online e atente ao prazo de comprovação. Caso ela não seja aprovada, verifique o motivo e faça as correções necessárias.

3

Baixar formulário

Baixe o Formulário de Comprovação ALUNO. Você deve preencher um formulário para cada atividade.

4

Preparar a comprovação

Escreva sobre o evento, ou solicite a assinatura do professor, ou anexe seus comprovantes, conforme as normas estabelecidas pelo regulamento.

5

Entregar documentos

Compareça ao departamento nos horários de plantão de Atividades Complementares e entregue os documentos para análise e avaliação.

6

Guardar seus formulários

É recomendado guardar os formulários e comprovantes até o término de seu curso.

Como cadastrar?

Assista ao lado o vídeo que explica esse procedimento.

Confira o Mural de Atividades Complementares

Sugestões de eventos já pré-autorizados.

Para baixar

Imprimir e preencher para comprovar cada atividade complementar realizada. Deve ser apresentado junto com os demais documentos exigidos para cada caso (ver regulamento).

Regulamento
(174KB)

Regulamento com as normas de Atividades Complementares. Inclui passo a passo, categorias, subcategorias, horas máximas por categoria, procedimentos e documentos necessários à comprovação.

Direcionado exclusivamente aos professores do curso, para comunicação de eventos por eles programados à Supervisão de Atividades Complementares.

Perguntas frequentes

De uma maneira geral, cursos, workshops e congressos/encontros/seminários são comprovados por certificado; monitorias, apresentação de projetos em outras turmas e bolsas de pesquisa são comprovados pela assinatura do professor responsável no campo devido do Formulário de Comprovação ALUNO; e visitas a exposições, assistência a palestras e a defesas de projeto-conclusão, mestrado e doutorado, por textos que relatem suas impressões sobre a ocasião, no verso do Formulário (tais textos devem exprimir suas impressões acerca daquilo a que assistiu).

Além do cadastro no PUC online e do Formulário de Comprovação ALUNO preenchido, uma carta do empregador, em papel timbrado com as seguintes informações: nome do aluno, período trabalhado, carga horária e descrição das atribuições. Além disso, o aluno deve levar alguns dos trabalhos dos quais tenha participado para mostrá-los ao supervisor (pen-drive, site ou impresso).
Contratos não servem como documento de comprovação, pois são acordos feitos para demarcar o início dos trabalhos. É necessário documento que comprove que o estágio foi realizado ou está em curso.

O DAD optou pela comprovação presencial das atividades complementares por entender que o contato direto entre o aluno e o supervisor otimiza o esclarecimento de quaisquer dúvidas, além de viabilizar câmbio de conhecimentos e interação.

Não. O sistema dará a você um mês de prazo, mas manterá seu cadastro por mais alguns dias. Portanto, caso o prazo final não possa ser cumprido por quaisquer motivos, é só não se demorar para comparecer ao plantão da Supervisão.

Entre no PUC online e clique na lente que fica à direita da tela. Ali o supervisor explica o motivo da recusa.

Sim, toda e qualquer atividade complementar precisará ser cadastrada por você no PUC online e comprovada por você junto à Supervisão, por intermédio do Formulário de Comprovação ALUNO – documento que, após assinado e datado pelo supervisor, será sua garantia de cumprimento das horas exigidas. Quando professores organizam eventos fora do horário de aula, eles podem encaminhar à Supervisão uma lista com os nomes e matrículas dos alunos participantes (essa lista será checada no momento da visita de cada aluno ao plantão), ou assinar os Formulários que lhes forem levados pelos alunos.

Não. Esses trabalhos sem dúvida acrescentam muito a você e já podem ser item de seu currículo profissional. As atividades complementares serão item de uma outra natureza de documento: seu histórico escolar.

Não. Serão validados os trabalhos voluntários que guardem relação direta com o design. As exceções são para o trabalho de mesário em eleições e para a participação no Coral da PUC, atividades para as quais o limite de horas é estabelecido pela Supervisão.

Não. O atendimento sempre acontece por ordem de chegada e se limita ao horário do plantão. Organize-se, portanto, não deixando as coisas para a última hora: aja com antecedência.

Peça a um familiar que traga seus documentos de comprovação a um dos plantões. Mas certifique-se de ter realizado corretamente os cadastros no puc online e de enviar pelo portador o Formulário devidamente preenchido, acompanhado da comprovação exigida para cada situação.

Não. Tudo transcorrerá normalmente, apenas você não poderá assinar a Ata de Formatura. Quando todas as atividades forem cumpridas, a Ata poderá ser assinada, liberando assim o acesso ao seu diploma.