1º Semestre
ART 1857 – 1AA – Segunda, 9-13h
Prof. Mario Seixas
A disciplina tem como objetivo promover experiências na utilização do bambu através do contato com a planta, com artesão, com pesquisadores e de atividades de construção, buscando a interação do aluno com o bambu e com o grupo.
ART 1858
Profª. Jackeline Farbiarz
Acompanhamento de pesquisas vinculadas aos Laboratórios de Pesquisa/Ensino do Departamento de Artes & Design. Para cursar a disciplina, o aluno deve buscar autorização junto ao professor vinculado a um laboratório de pesquisa e/ou a direção do Departamento caso a pesquisa esteja vinculada à um laboratório de ensino. A carga horária é de 4 horas semanais, sendo o horário acordado com o responsável pela pesquisa.
Especificamente para os alunos que escolherem participar do grupo de estudo, pesquisa e desenho Convivência com o Biochip, o horário de encontro será terça e quinta, das 11 às 13h.
DSG 1718 – 1AA – Terça, 09-11h
Profa. Claudia Bolshaw
A disciplina objetiva o desenvolvimento da capacidade crítica, analítica e projetual do aluno em relação a produtos audiovisuais e capacitar o aluno para a elaboração de propostas de projetos audiovisuais.
DSG 1718 – 1AA – Quinta, 11-13h
Prof. Miguel Carvalho
A disciplina visa capacitar o aluno para a análise e decupagem de um roteiro de animação para o desenvolvimento de storyboards. Também visa desenvolver a comunicação através do desenho para a composição e a sequência de cenas na elaboração de produtos audiovisuais.
*Esta disciplina faz parte de Domínio Adicional em Animação
DSG 1719 – 1AA – Quarta, 09-11h
Prof. Guto Lins
Fundamentos do diálogo narrativo, a partir da integração de texto, ilustração e projeto gráfico no universo da Literatura Infantil e Juvenil. Pesquisa e desenvolvimento de linguagens e suportes adequados, buscando alternativas que potencializem a narrativa como um todo. Desenvolvimento de propostas de apresentação e de acabamento.
DSG 1720 – 1AA – Quinta, 13-15h
Prof. Jacques Chueke
A importância da etapa de prototipagem em projetos de mídia digital. Protótipos de baixa a alta fidelidade. Ferramentas de prototipagem. Concepção de protótipos para avaliações com usuários. O protótipo como base para o desenvolvimento de software.
DSG 1721 – 1AA – Sexta, 11-13h
Profª. Luciana Grether
Brazilian culture; creative process; visual narrative techniques in illustrations of children’s books.
DSG 1758 – 1AA – Quinta, 10-13h
Prof. José Roberto Sanseverino
A disciplina estuda o processo de transformação de uma ideia em um produto audiovisual para as diversas mídias e plataformas existentes. A estética visual e os diferentes formatos para exibição e distribuição serão experimentados e analisados. Os alunos produzem um programa de curta duração utilizando equipamentos convencionais, uma câmera de alta resolução para cinema digital e uma GoPro.
DSG 1759 – 1AA – Quinta, 11-14h
Profª. Cláudia Kayat
Apresentar aspectos históricos, técnicos, mercadológicos e metodológicos do Design de Embalagens, a fim de que o aluno fique apto a projetar, ao final do curso, uma embalagem de consumo em papel cartão ou similares. Estudo da embalagem e seus aspectos históricos. Fundamentação técnica, conceitual e mercadológica da embalagem. Ciclo de vida da embalagem. Planejamento e desenvolvimento do projeto de embalagem. Design Estrutural e Gráfico de embalagem de consumo.
DSG 1761 – 1AA – Sexta, 08-11h
Profª. Monica Saddi
Através de aulas expositivas, exercícios em sala de aula, leituras e estudos de caso, a disciplina visa promover a compreensão da área, seu desenvolvimento e características específicas do branding para empresas de moda.
DSG 1763 – 1AA – Quarta, 13-16h
Profª. Luiza Marcier
A disciplina busca desenvolver a capacidade criativa do aluno para aspectos relativos à moda, do objeto roupa aos sistemas de moda; desenvolver práticas, pontos de vista, técnicas e ferramentas para a criação do design de moda; compreender os diferentes sistemas de criação em design de moda (coleções, mix de produtos entre outros); elaborar novas propostas para criação em design de moda.
DSG 1783 – 1AA – Sexta, 9-13h
Prof. Luis Vicente
The aim of this class is to ground student’s playful and poetic exercise in the learning process during the creation of toys, through contact with a diversity of shapes, solutions and materials found in toys from the Brazilian popular culture. At each class, students create toys amidst conversations, thus creating a field of knowledge about children’s play, Brazilian culture, and the importance of playing as an element of cultural identification and, at the same time, as a living design of human creative potential.
DSG 1784 – Sexta, 9-13h
Prof. Mario Seixas
Study and practice of techniques for modeling adaptable structures using bamboo and biobased materials. Methodology of form-finding with physical models developed in the Laboratory of Investigation in Living Design – LILD.
DSG 1784 – Segunda e Quarta, 15-17h
Prof. Guilherme Toledo
Utilizar ferramentas de design para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, a partir dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas, vivenciando de forma prática as etapas de pesquisa, ideação, prototipagem e validação de ideias e gerando soluções viáveis que contribuam de forma positiva para o alcance dos objetivos da Agenda 2030.
2º Semestre
ART 1857 – 1AA – Segunda, 9-13h
Prof. Luis Vicente
A disciplina tem como objetivo promover experiências na utilização do bambu através do contato com a planta, com artesão, com pesquisadores e de atividades de construção, buscando a interação do aluno com o bambu e com o grupo.
ART 1858 – 1AA – Sem horário fixo
Profª. Jackeline Farbiarz
Acompanhamento de pesquisas vinculadas aos Laboratórios de Pesquisa/Ensino do Departamento de Artes & Design. Para cursar a disciplina, o aluno deve buscar autorização junto ao professor vinculado a um laboratório de pesquisa e/ou a direção do Departamento caso a pesquisa esteja vinculada à um laboratório de ensino. A carga horária é de 4 horas semanais, sendo o horário acordado com o responsável pela pesquisa.
Especificamente para os alunos que escolherem participar do grupo de estudo, pesquisa e desenho Convivência com o Biochip, o horário de encontro será terça e quinta, das 11 às 13h.
DSG 1718 – 1AA – Quinta, 11-13h
Prof. Miguel Carvalho
A disciplina visa capacitar o aluno para a análise e decupagem de um roteiro de animação para o desenvolvimento de storyboards. Também visa desenvolver a comunicação através do desenho para a composição e a sequência de cenas na elaboração de produtos audiovisuais.
*Esta disciplina faz parte de Domínio Adicional em Animação
DSG 1721 – 1AA – Quinta, 15-17h
Prof. Luciana Grether
Conhecer histórias brasileiras ilustradas por diversos autores brasileiros para iden-tificação do processo criativo (questões conceituais, formais e poéticas) na com-posição da narrativa visual na literatura infanto-juvenil;
Estimular atitude experimental a partir das técnicas do desenho a mão livre, recor-te/colagem e pintura no desenvolvimento de linguagem poética pessoal para re-presentação gráfica das lendas brasileiras e/ou dos países de origem pesquisa-das pelos estudantes.
DSG 1757 – 1AA – Segunda, 15-18h
Profª. Monica Saddi
Desenvolvimento, conceitos e técnicas da exposição de produtos e da atividade de merchandising visual para marcas de moda. Através de aulas expositivas, leituras e uma pesquisa de referências visuais dessa atividade, a disciplina visa promover a compreensão da trajetória das técnicas de exposição de produtos e do desenvolvimento da área de merchandising visual como atividade estratégica para a comunicação da identidade das marcas em empresas de moda.
Eletivas Pós-Graduação 2021
*O aluno que tiver cumprido 60% dos créditos do seu curso e ter CR acumulado igual ou superior a 6.0, poderá cursar disciplinas de Pós-Graduação para complementar sua formação.
Os créditos obtidos nestas disciplinas serão computados como eletivas ou optativas (isto é, não podem substituir disciplinas obrigatórias).
2021-1
turma 1AA – Terça, 13–16h
Profa. Vera Damazio
Origens e fundamentos teóricos do Design social. Abordagens em Design em parceria, Design participativo, Design colaborativo, Design Thinking e Design inclusivo. Abordagens metodológicas colaborativas, participativas e inclusivas. Design para a inovação social.
turma 1AA – Quarta, 16–19h
Prof. Carlos Eduardo Felix da Costa
Reflexão sobre o entendimento das definições de “povo” ou “popular”, desde as acepções que privilegiam produções com recorte regional e de abrangência circunscrita, até manifestações que incluem a indústria cultural massificada de ampla circulação. Reflexão sobre questões relevantes para todas as manifestações associadas à baixa ou alta cultura que o uso do nome “popular” pode sugerir. Estudo das contribuições do Design e da arte para intervenções e releituras que promovam novas formas de contato com o tema.
turma 1AB – Quarta, 16–19h
Prof. Nilton Gamba Junior
Reflexão sobre o entendimento das definições de “povo” ou “popular”, desde as acepções que privilegiam produções com recorte regional e de abrangência circunscrita, até manifestações que incluem a indústria cultural massificada de ampla circulação. Reflexão sobre questões relevantes para todas as manifestações associadas à baixa ou alta cultura que o uso do nome “popular” pode sugerir. Estudo das contribuições do Design e da arte para intervenções e releituras que promovam novas formas de contato com o tema.
turma 1AA – Terça, 16–19h
Profa. Rejane Spitz
Origens, história e contribuições da arte eletrônica. Aspectos conceituais, estéticos, funcionais e tecnológicos das novas formas de expressão e comunicação multimidiática, multissensorial e multimodal que envolvem meios eletrônicos. Cenário atual, tendências e prospecções nas relações humano-tecnologia no âmbito das Artes & Design.
turma 1AA- Quinta, 16–19h
Profa. Denise Portinari
Introdução à noção de subjetividade contextualizada no âmbito da invenção da modernidade e da constituição do chamado sujeito moderno. A crítica da subjetividade no sec. XX. Questões atuais da subjetividade no Design, Iideologia e estética no contexto da subjetividade.
turma 1AA – Quinta, 16– 19h
Profa. Manuela Quaresma
Conceitos de usabilidade e UX. Conceito de interação humano-sistema. As interações com interfaces físicas e digitais, tangíveis e intangíveis. Análise das inovações em interfaces. Perspectivas em HCI e UX. Interações máquina-máquina e inteligência artificial.
turma 1AA – Terça, 16-19h
Prof. Claudio Freitas de Magalhães
Caminhos da relação Design, Arte e Tecnologia; Pesquisa através do Design; Objeto de Design: transformação e mudança; Reflexões sobre contribuições esperadas do Design: inovação x especulação. Design de experimento através do design e tecnologia.
turma 1AB – Terça, 16-19h
Prof. Jorge Lopes dos Santos
Caminhos da relação Design, Arte e Tecnologia; Pesquisa através do Design; Objeto de Design: transformação e mudança; Reflexões sobre contribuições esperadas do Design: inovação x especulação. Design de experimento através do design e tecnologia.