Eletivas 2017-2 (Tópicos Especiais em Artes & Design)

ART 1849 – Terça e Quinta, 11-13h

Biochip

Horista a contratar

ART 1857 – Quinta, 9-13h

Madeira (Bambu)

Prof. Luis Vicente

DSG 1705 – Quarta, 11-13h

Ilustração para Narrativa Ficcional

Prof. Miguel Carvalho

DSG 1711 – Sexta, 13-15h

História dos Jogos Eletrônicos

Prof. Guilherme Xavier

DSG 1714 – Terça, 11-13h

Modelo de Negócio para Projeto de Produto

Prof. Felipe Rangel

DSG 1715  – Quarta, 11-13h

Gestão de Coleção de Moda

Profª. Mônica Proença

DSG 1717 – Terça, 9-11h

Distribuição Audiovisual

Prof. João Alves dos Reis Junior (João Alegria)

DSG 1718 – Quarta, 07-09h

Narrativas Audiovisuais

Prof. Miguel Carvalho

DSG 1719 – Quarta, 09-11h

Literatura e Imagem

Prof. Guto Lins

DSG 1720 – Segunda, 13-15h

Prototipagem de Websites e Aplicativos

Prof. Jacques Chueke

DSG 1753 – Segunda, 10-13h

Diagramação e Editoração Eletrônica

Prof. Romulo Matteoni

DSG 1753 – Quinta, 07-10h

Diagramação e Editoração Eletrônica

Profª. Fabiana Prado

DSG 1754 – Quinta, 09-12h

Fotografia de Estúdio

Profª. Silvana Marques

DSG 1757 – Segunda, 13-16h

Merchandising Visual de Moda

Profª. Mônica Saddi

DSG 1758 – Sexta, 11-14h

Criação e Produção de Imagem em Movimento

Prof. José Roberto Sanseverino

DSG 1759 – Sexta, 13-16h

Design de Embalagem

Profª. Cláudia Kayat

DSG 1761 – Sexta, 08-11h

Branding de Moda

Profª. Monica Saddi

DSG 1763 – Quinta, 13-16h

Criação em Moda

Profª. Luiza Marcier

DSG 1765 – Quinta, 13-16h

Longevidade com qualidade

Profª. Vera Damazio

DSG 1782 – Sexta, 13-17h

Aquarelas Líquidas

Prof. Eduardo Rocha

DSG 1783 – Sexta, 09-13h

O Brinquedo, o Brincar e a Infância

Prof. Luis Vicente

DSG 1787 – Sexta, 13-17h

Tecnologia para Web

Prof. Werther Azevedo

DSG 1788 – Sexta, 07-11h

Design Inclusivo

Profª. Renata Mattos

Grade

Mais informações sobre as disciplinas:

ART 1849 – 1AA – Terça e Quinta, 11-13h

Horista a contratar

A partir da convivência multidisciplinar e da experiência direta com materiais que recordam a beleza do universo, o programa oferece ao aluno o exercício simultâneo de seus modos complementares de conhecimento – racional e intuitivo.

Saiba mais sobre a disciplina.

ART 1857 – 1AA – Quinta, 9-13h

Prof. Luis Vicente

A disciplina tem como objetivo promover experiências na utilização do bambu através do contato com a planta, com artesão, com pesquisadores e de atividades de construção, buscando a interação do aluno com o bambu e com o grupo.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1705 – 1AA – Quarta, 11-13h

Prof. Miguel Carvalho

A disciplina visa fundamentar a ilustração com foco principal em projetos que envolvam a narrativa ficcional. Compreender as especificidades da linguagem da ilustração e sua relação formal e conceitual com a narrativa. Evidenciar a relação existente entre a representação gráfica e a narrativa presentes, não só no livro ilustrado, mas em jogos, concept arts, histórias em quadrinhos, animação, entre outros.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1711 – 1AA – Sexta, 7-9h

Prof. Guilherme Xavier

A disciplina busca oferecer um panorama da evolução dos jogos eletrônicos, nos âmbitos internacional e local, permitindo ao aluno uma análise crítica voltada para a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Panorama da evolução dos jogos eletrônicos. O jogo eletrônico no cenário internacional. O jogo eletrônico no cenário local. Considerações tecnológicas e culturais dos jogos eletrônicos. Conhecimentos metodológicos para investigação de referencias. Atividades de decomposição sistemática e reconhecimento de temas, gêneros, lógicas e públicos no contexto histórico dos jogos eletrônicos.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1714 – 1AA – Terça, 11-13h

Prof. Felipe Rangel

A disciplina buscar levar noções básicas da modelagem de negócios para design de produtos. Conscientizar o aluno sobre as possibilidades de negócios em design de produtos. Construção básica de plano de negócios para produtos e empresas de design de produto. Noções de empreendedorismos em design de produtos.
Modelagem de negócios para design de produtos. Construção de plano de negócio. Planejamento estratégico. Empreendedorismo no design de produtos.

DSG 1715 – 1AA – Quarta, 11-13h

Profª. Mônica Proença

Apresentar uma visão geral do mercado de moda e promover a análise crítica sobre problemas específicos de coleção, identidade da marca, proporcionando instrumentos que capacitem o aluno na investigação, crítica formulação de estratégias, tomada de decisões e estruturação de coleções adequadas a contextos definidos e que facilitem sua atuação como designer. Apresentar diversos aspectos do gerenciamento de produtos e métodos usuais para a análise diagnóstica de coleções através do planejamento “reverso”. Montar um Plano de Coleção estruturado que oriente a criação, produção e comercialização.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1717 – 1AA – Terça, 9-11h

Prof. João Alves dos Reis Junior (João Alegria)

A disciplina objetiva o desenvolvimento da capacidade crítica, analítica e projetual do aluno em relação a produtos audiovisuais e capacitar o aluno para a elaboração de propostas de projetos audiovisuais.
*Esta disciplina faz parte de Domínio Adicional em Animação

DSG 1718 – 1AA – Quarta, 07-09h

Prof. Miguel Carvalho

A disciplina visa capacitar o aluno para a análise e decupagem de um roteiro de animação para o desenvolvimento de storyboards. Também visa desenvolver a comunicação através do desenho para a composição e a sequência de cenas na elaboração de produtos audiovisuais.
*Esta disciplina faz parte de Domínio Adicional em Animação

DSG 1719 – 1AA – Quarta, 09-11h

Fundamentos do diálogo narrativo, a partir da integração de texto, ilustração e projeto gráfico no universo da Literatura Infantil e Juvenil. Pesquisa e desenvolvimento de linguagens e suportes adequados, buscando alternativas que potencializem a narrativa como um todo. Desenvolvimento de propostas de apresentação e de acabamento.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1720 – 1AA – Segunda, 13-15h

Prof. Jacques Chueke

A importância da etapa de prototipagem em projetos de mídia digital. Protótipos de baixa a alta fidelidade. Ferramentas de prototipagem. Concepção de protótipos para avaliações com usuários. O protótipo como base para o desenvolvimento de software.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1753 – 1AA – Segunda, 10-13h

Prof. Romulo Matteoni

Essa disciplina tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas; capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1753 – 1AB – Quinta, 07-10h

Profª. Fabiana Prado

Essa disciplina tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas; capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1754 – 1AA – Quinta, 09-12h

Profª. Silvana Marques

A disciplina objetiva desenvolver o olhar fotográfico crítico através de aprofundamento dos conhecimentos de fotografia, dando ênfase na prática de estúdio e na elaboração de projetos de peças gráficas a partir de imagens fotográficas.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1757 – 1AA – Segunda, 13-16h

Profª. Mônica Saddi

Através de aulas expositivas, leituras e uma pesquisa de referências visuais dessa atividade, a disciplina visa promover a compreensão da trajetória das técnicas de exposição de produtos e do desenvolvimento da área de merchandising visual como atividade estratégica para a comunicação da identidade das marcas em empresas de moda. Desenvolvimento, conceitos e técnicas da exposição de produtos e da atividadede merchandising visual para marcas de moda.

DSG 1758 – 1AA – Sexta, 11-14h

Prof. José Roberto Sanseverino

A disciplina estuda o processo de transformação de uma ideia em um produto audiovisual para as diversas mídias e plataformas existentes. A estética visual e os diferentes formatos para exibição e distribuição serão experimentados e analisados. Os alunos produzem um programa de curta duração utilizando equipamentos convencionais, uma câmera de alta resolução para cinema digital e uma GoPro.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1759 – 1AA – Sexta, 13-16h

Profª. Cláudia Kayat

Apresentar aspectos históricos, técnicos, mercadológicos e metodológicos do Design de Embalagens, a fim de que o aluno fique apto a projetar, ao final do curso, uma embalagem de consumo em papel cartão ou similares. Estudo da embalagem e seus aspectos históricos. Fundamentação técnica, conceitual e mercadológica da embalagem. Ciclo de vida da embalagem. Planejamento e desenvolvimento do projeto de embalagem. Design Estrutural e Gráfico de embalagem de consumo.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1761 – 1AA – Quarta, 13-16h

Profª. Monica Saddi

Através de aulas expositivas, exercícios em sala de aula, leituras e estudos de caso, a disciplina visa promover a compreensão da área, seu desenvolvimento e características específicas do branding para empresas de moda.

DSG 1763 – 1AA – Quinta, 13-16h

Profª. Luiza Marcier

A disciplina busca desenvolver a capacidade criativa do aluno para aspectos relativos à moda, do objeto roupa aos sistemas de moda; desenvolver práticas, pontos de vista, técnicas e ferramentas para a criação do design de moda; compreender os diferentes sistemas de criação em design de moda (coleções, mix de produtos entre outros); elaborar novas propostas para criação em design de moda.

DSG 1765 – 1AA – Quinta, 13-16h

Profª. Vera Damazio

Apresentar panorama geral sobre o envelhecimento populacional e sobre o público com mais de 60 anos e suas variadas demandas e promover o desenvolvimento de soluções que favoreçam a longevidade com qualidade da população brasileira.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1782 – 1AA – Sexta, 13-17h

Prof. Eduardo Rocha

A disciplina visa dinamizar os croquis e desenhos de ilustração com uma técnica antiga de pintura, que envolve a dissolução de pigmentos em água. Por meio do uso da pintura, o aluno poderá desenvolver sua percepção cromática, conhecimento das linguagens e uso prático das cores em suas representações gráficas.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1783 – 1AA – Sexta, 9-13h

Prof. Luis Vicente

A disciplina irá apresentar o universo da Cultura da Infância. Pesquisar as formas, soluções e mecanismos simples encontrados nos brinquedos inventados pelas crianças e construídos pelos artistas populares. Dar suporte as iniciativas dos alunos no desenvolvimento de projetos voltados para a Infância.
Por meio do contato com as formas, soluções e mecanismos encontrados nos brinquedos tradicionais da cultura popular brasileira, fundamentar o exercício lúdico e poético do aluno em seu processo de aprendizagem no desenvolvimento de projetos voltados para a Infância.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1787 – 1AA – Sexta, 13-17h

Prof. Werther Azevedo

A disciplina visa permitir ao aluno aplicar de forma prática tecnologias como HTML, CSS e Javascript para desenvolvimento e autoração de produtos hipermidiáticos, tais como sites para Web, aplicativos multiplataforma, etc; Esclarecer cada etapa do ciclo projetivo de um produto hipermidiático, desde o projeto até a publicação na world wide web, através de exercícios e atividades práticas; Colocar em perspectiva o papel do designer em relação à internet das coisas, encorajando metodologias de desenvolvimento como o design responsivo, o aprimoramento progressivo, foco em acessibilidade e semântica do conteúdo.

Saiba mais sobre a disciplina.

DSG 1788 – 1AA – Sexta, 07-11h

Profª. Renata Mattos

Ementa ainda não disponível