Laboratórios de ensino

Regras Gerais dos Laboratórios de Ensino

Antes de conhecer e se aventurar pelos laboratórios de design é recomendável que se conheça as regras básicas para a sua própria segurança e comodidade.

Regras Gerais

LIFE – Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais

O Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais (LIFE) é uma iniciativa do DAD que tem como objetivo proporcionar aos alunos um espaço para o desenvolvimento de projetos de Interfaces Físicas com foco em Design de Interação. Criado em 2010 e ampliado em 2013, o LIFE é equipado com computadores, softwares, componentes eletrônicos, placas Arduino e uma pequena biblioteca, entre outros recursos de estímulo à experimentação.

Visite o site do LIFE

Responsável:
Prof. João Bonelli

Laboratório de Computação Gráfica

O Laboratório de Computação Gráfica foi criado em 2002 para atender aos alunos de graduação do DAD. Inicialmente situado na sala K15 do edifício Kennedy, foi transferido para o segundo andar do novo prédio sede do DAD em 2017 — uma sala com iMacs para criação e tratamento de imagens em geral, diagramação e desenvolvimento de sites, jogos e aplicativos. Nos computadores estão instalados aplicativos constantemente atualizados e o espaço possui uma estrutura com tela e projetor para atender cursos de extensão no período noturno e eventuais aulas, incluindo as de Projeto.

Responsável:
Profª. Marcelo Pereira

Laboratório de Volume e Prototipagem

O Laboratório de Volume e Prototipagem pode ser usado pelos alunos de todas as habilitações mas de maneira geral seu uso principal é para os alunos de Projeto de Produto. Conta com várias bancadas de trabalho e recursos tradicionais como áreas para modelagem em gesso e argila e sala de pintura com exaustão, tornos, fresas e furadeiras até recursos modernos como impressoras 3D, além de contar com uma cortadora laser e um braço robo.

IMPORTANTE:

Regras do Laboratório de Volume e Prototipagem

Responsável:
Profª. Gabriella Vaccari

PRELO
Laboratório de Experimentos Gráficos

O Laboratório de Experimentos Gráficos oferece aos alunos uma série de equipamentos que permitem a exploração de técnicas como serigrafia, gravura em metal, plotter para recorte em vinil e pintura. Neste laboratório, os alunos encontram uma infraestrutura de suporte para desenvolvimento de peças criativas e execução de projetos.

Responsável:
Prof. Gilberto Mendes

Laboratório de Fotografia e Estúdio

O Laboratório de Fotografia e Estúdio é equipado para sessões de fotos e filmagens dentro do estúdio ou pelo campus. Os alunos contam com diversas câmeras e equipamentos para atingir as condições perfeitas para captura, como um fundo infinito curvado, fundos coloridos, tripés, caixas de luz, flashes, refletores, difusoras, softboxes, fotômetros, entre outros.

IMPORTANTE:

Regras do Laboratório de Foto e Vídeo

Responsável:
Profª Eliane Garcia Pereira

LAI – Laboratório de Animação e Ilustração

O Laboratório de Animação e Ilustração oferece um estúdio de animação equipado para projetos de alunos. Os alunos têm acesso a mesas de luz para animação, livros de referência, computadores com softwares diversificados de animação, edição de vídeo e modelagem, e cameras para capturar animação de stop motion.

IMPORTANTE:

Regras do Laboratório de Animação e Ilustração

Responsável:
Profª. Cláudia Bolshaw

Laboratório de Volume Têxtil

O Laboratório de Volume Têxtil oferece aos alunos uma excelente gama de recursos para desenvolvimento de projetos. Conta com uma série de equipamentos como máquina de costura, manequins, bancadas de corte, e diversas ferramentas para modelagem plana e confecção de peças e coleções.

IMPORTANTE:

Regras do Laboratório de Volume Textil

Responsáveis:
Profª. Cláudia Vianna