O profissional

O profissional formado em Projeto de Produto está apto a criar novos produtos que incluam experiência, estratégia, serviço e interação.
O designer de produto pesquisa, observa e analisa o contexto atual e as tendências de comportamentos, necessidades e expectativas das pessoas, visando à criação de produtos e serviços que possam melhorar as condições da sociedade e do planeta.
São criados ou aprimorados pelo profissional de design de produto: mobiliário residencial; dispositivos eletrônicos portáteis – gadgtes –; e no campo da moda acessórios de uso pessoal – calçados, mochilas, óculos –; jóias; equipamentos de transporte; mobiliário urbano; brinquedos e materiais didáticos; instrumentos musicais; equipamentos esportivos; objetos inclusivos para pessoa com deficiência; embalagens; luminárias; equipamentos e produtos médico-hospitalares; utensílios domésticos; entre outros.

Oportunidades

A criação e a inovação de objetos que incorporem valores sociais; ambientais; éticos; inclusivos; ergonômicos e estéticos são uma demanda da sociedade contemporânea, para lidar com a complexidade de um planeta em rápida mudança. Nesse cenário, o crescimento da indústria criativa, na qual se insere o profissional de Design de Produto, está em expansão. Além disso, manufaturas avançadas, impressão 3D, programas de design paramétrico e generativo, tecnologias vestíveis, internet das coisas – IoT – e outras tecnologias emergentes estão ampliando o campo de atuação dos designers de produto, oferecendo maior autonomia e liberdade de autoria. Abre-se, portanto, um campo ilimitado para ser explorado por meio do empreendedorismo em Design e da entrada desses profissionais nas esferas estratégicas das empresas, ocupando cargos na tomada de decisões.

Nossos cursos foram avaliados com 5 estrelas pelo Guia do Estudante (GE), a nota máxima dada pela publicação. O Guia do Estudante é um dos principais veículos de divulgação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de bacharelado e licenciatura. O objetivo do guia é fornecer informações sobre cursos, mercado de trabalho e as áreas de atuação do profissional para quem quer ingressar no ensino superior.

Portfólio

Veja alguns projetos realizados por alunos da habilitação em Projeto de Produto.

Entrevistas com Ex-alunos

Empresas, empreendimentos, experiências e projetos premiados, frutos que nasceram no curso de Design de Produto da PUC- Rio. Conheça as histórias contadas pelos próprios autores do projetos e sua experiência como alunos do DAD.

Nucleário l Restauração florestal

Laboratório de Volume e Prototipagem

O Laboratório de Volume e Prototipagem pode ser usado pelos alunos de todas as habilitações, mas de maneira geral seu uso principal é para os alunos de Projeto de Produto. Conta com várias bancadas de trabalho e com recursos tradicionais como tornos; fresas; furadeiras; vacuum formings; áreas para modelagem em gesso e argila; sala de pintura com exaustão e até recursos modernos como corte a laser, impressoras 3D e um braço robô.

Laboratórios de ensino

Os cursos de graduação do DAD contam com laboratórios de ensino, que dão suporte a inovação e a qualidade dos projetos realizados. Eles proporcionam a troca interdisciplinar entre alunos de várias habilitações e períodos diferentes, tornando-se assim um ambiente criativo, próprio para a interação e realização de trabalhos em conjunto.

Disciplinas

Os cursos de graduação contam com disciplinas teóricas e práticas que proporcionam aos alunos diferentes tipos de experiências para o desenvolvimento de um portfolio diversificado.

Veja também:

Disciplinas por período
Disciplinas Eletivas