O profissional
O profissional formado em Projeto de Produto está apto a criar novos produtos que incluam experiência, estratégia, serviço e interação.
O designer de produto pesquisa, observa e analisa o contexto atual e as tendências de comportamentos, necessidades e expectativas das pessoas, visando à criação de produtos e serviços que possam melhorar as condições da sociedade e do planeta.
São criados ou aprimorados pelo profissional de design de produto: mobiliário residencial; dispositivos eletrônicos portáteis – gadgtes –; e no campo da moda acessórios de uso pessoal – calçados, mochilas, óculos –; jóias; equipamentos de transporte; mobiliário urbano; brinquedos e materiais didáticos; instrumentos musicais; equipamentos esportivos; objetos inclusivos para pessoa com deficiência; embalagens; luminárias; equipamentos e produtos médico-hospitalares; utensílios domésticos; entre outros.
Oportunidades
A criação e a inovação de objetos que incorporem valores sociais; ambientais; éticos; inclusivos; ergonômicos e estéticos são uma demanda da sociedade contemporânea, para lidar com a complexidade de um planeta em rápida mudança. Nesse cenário, o crescimento da indústria criativa, na qual se insere o profissional de Design de Produto, está em expansão. Além disso, manufaturas avançadas, impressão 3D, programas de design paramétrico e generativo, tecnologias vestíveis, internet das coisas – IoT – e outras tecnologias emergentes estão ampliando o campo de atuação dos designers de produto, oferecendo maior autonomia e liberdade de autoria. Abre-se, portanto, um campo ilimitado para ser explorado por meio do empreendedorismo em Design e da entrada desses profissionais nas esferas estratégicas das empresas, ocupando cargos na tomada de decisões.
Disciplinas
Os cursos de graduação contam com disciplinas teóricas e práticas que proporcionam aos alunos diferentes tipos de experiências para o desenvolvimento de um portfolio diversificado.
Confira: Disciplinas por período, Disciplinas Eletivas e Disciplinas Optativas