Miscî

Alana Ruas

Orientadores: Adriana Leite e Luiza Marcier
Habilitação: Moda
Disciplina: Projeto de Design de Moda
DSG1051 – 2013.2

O principal objetivo deste projeto é resgatar matrizes nacionais que hoje fazem parte da nossa história, para criação de uma nova “unidade miscigenada” brasileira, a partir de referências históricas regionais em diferentes contextos.

O intuito deste trabalho é identificar como se desenvolveu a cultura brasileira, através dos costumes, comportamentos, vestuários, música, literatura e mitos em diversas regiões do país. Através destas referências, o objetivo é a construção de um vestuário que una características de matrizes/movimentos nacionais, defendendo o conceito de que é possível através das misturas e contrastes, ter como resultante algo que é harmônico.

O partido adotado foi a construção de uma coleção de vestuário feminino primavera-verão, que una características de matrizes nacionais, que se desenvolveram ao longo da história. Tendo o corpo feminino como suporte de expressão do imaginário da coleção, sintetiza em si, o conceito da alma brasileira. A ideia é desconstruir os ícones brasileiros para reconstruir, editando-os através da mistura de suas referências, para criar assim, uma nova “unidade miscigenada”. O intuito é que haja o resgate de materiais e formas, liberdade artística, com experimentações que podem ou não possibilitar novos usos, unindo assim a moda conceitual com a comercial.

Mais informações sobre a aluna:

Site da Alana

 

[ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ]