PPG Design

COMUNICAÇÃO, CULTURA E ARTES

dhis-01-01

Dhis – Laboratorio de Design de Historias

O Dhis pesquisa a experiência narrativa, sua dimensão interdisciplinar e multimídia. A criação e o consumo de histórias atravessam a produção de conhecimento em diferentes culturas e, por conta do seu hibridismo, consolidam-se também como objeto de estudo do campo de design.
Prof. Nilton Gamba Júnior
Visite o site do Dhis

lab-LabCom

LCD – Laboratório de Comunicação em Design

O LabCom Design, vinculado à Linha de Pesquisa Design: Comunicação Cultura e Artes, desenvolve atividades de pesquisa articuladas com atividades de ensino.
Profª. Vera Lucia Nojima
Prof. Luiz Antonio Luzio Coelho

lab-LaRS

LaRS – Laboratório de Representação Sensível

Laboratório da Representação Sensível busca desenvolver abordagens e métodos de leitura que permitam ultrapassar a tradicional análise dos artefatos em termos de suas características funcionais e/ou estéticas.
Prof. Alberto Cipiniuk
Profª. Denise Portinari

lab-LINC

LINC-Design – Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos

O LINC desenvolve projetos de pesquisa em Design voltados para a Interação nas perspectivas da Educação e da Linguagem. Tem como eixos temáticos Design editorial, Design de Jogos, Design de ambientes, tecnologias e espaços colaborativos com foco na Inclusão em contextos de educação, saúde e comunicação.
Profª. Jackeline Lima Farbiarz
Visite o site do LINC

LABMEMO

LABMEMO – Laboratório Design, Memória e Emoção

Profª. Vera Damazio

TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

lab-LILD

LILD – Laboratório de Investigação em Living Design

No LILD professores designers, engenheiros, arquitetos e alunos estagiários têm trabalhado para o desenvolvimento de objetos úteis de bambú. Em um espaço de 400 metros quadrados totalmente projetado para o trabalho em grupo, o LILD não tem divisórias e apresenta espaço interno aberto para o exterior, adaptando a construção ao clima tropical do Rio de Janeiro.
Prof. José Luiz Mendes Ripper
Visite o site do LILD

logo-LIDE2

LIDE – Laboratório Interdisciplinar Design Educação

O LIDE – Laboratório Interdisciplinar Design Educação, fundado em 1997, desenvolve projetos de pesquisa em Design voltados para a Educação, em qualquer nível (Pré-escolar, Fundamental, Médio, Superior e Avançado), bem como relacionados ao ensino de Design nos âmbitos extra universitário, técnico, extensão, de graduação e de pós-graduação.
Profª. Rita Maria de Souza Couto
Visite o site do LIDE

logo-LAE

LAE – Laboratório de Arte Eletrônica

O LAE tem como objetivo promover a formação de profissionais de Design em compasso com as novidades tecnológicas introduzidas nos últimos anos na área de Design, e capacitados a atuarem em projetos de desenvolvimento de novas formas de comunicação multimidiática.
Profª. Rejane Spitz
Visite o site do LAE

lab-LGD

LGD – Laboratório de Gestão em Design

O LGD desenvolve pesquisas, serviços e ações sobre gestão do design nas organizações assim como estudos sobre os aspectos que influenciam o seu desenvolvimento e difusão.
Prof. Cláudio Freitas de Magalhães

lab-NEXT

NEXT – Núcleo de Experimentação Tridimensional

O NEXT foi criado em 2011 a partir do apoio do Projeto Pensa Rio da FAPERJ. Diversas tecnologias de fabricação digital são utilizadas com criatividade em projetos de pesquisa. A inovação é o resultado que oferecemos para empresas que buscam soluções em design, arquitetura, engenharia, medicina, saúde e outras áreas.
Prof. Jorge dos Santos Lopes
Prof. Claudio Freitas de Magalhães
Visite o site do NEXT

LDS

LDS – Laboratório de Design Socioambiental

O LDS realiza estudo de estratégias, métodos e técnicas de projeto de Eco Design; pesquisa sobre produtos eco eficientes; estudos sobre produtos industriais de baixo impacto ambiental, aspectos culturais envolvidos na adoção de produtos sustentáveis, processos de redução e de remanufatura; pesquisas sobre compartilhamento, economia de serviços e durabilidade, Consumidores, no Processo de Desenvolvimento de Produtos.
Prof. Alfredo Jefferson de Oliveira

ERGONOMIA, USABILIDADE E HCI

LEUI – Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces

Realiza pesquisas e projetos sobre ergodesign e usabilidade de produtos, interfaces computadorizadas e sistemas e subsistemas de informação.
Profª. Dra. Claudia Mont’Alvão
Profª. Dra. Manuela Quaresma