PPG Design

COMUNICAÇÃO, CULTURA E ARTES

dhis-01-01

Dhis – Laboratorio de Design de Historias

O Dhis pesquisa a experiência narrativa, sua dimensão interdisciplinar e multimídia. A criação e o consumo de histórias atravessam a produção de conhecimento em diferentes culturas e, por conta do seu hibridismo, consolidam-se também como objeto de estudo do campo de design.
Prof. Nilton Gamba Júnior
Visite o site do Dhis

lab-LabCom

LabCom Design – Laboratório de Comunicação no Design

O LabCom Design, vinculado à Linha de Pesquisa Design: Comunicação Cultura e Artes, desenvolve atividades de pesquisa articuladas com atividades de ensino.
Profª. Vera Lucia Nojima
Prof. Luiz Antonio Luzio Coelho

lab-LaRS

LaRS – Laboratório de Representação Sensível

Laboratório da Representação Sensível busca desenvolver abordagens e métodos de leitura que permitam ultrapassar a tradicional análise dos artefatos em termos de suas características funcionais e/ou estéticas.
Prof. Alberto Cipiniuk
Profª. Denise Portinari

lab-LINC

LINC-Design – Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos

O LINC desenvolve projetos de pesquisa em Design voltados para a Interação nas perspectivas da Educação e da Linguagem. Tem como eixos temáticos Design editorial, Design de Jogos, Design de ambientes, tecnologias e espaços colaborativos com foco na Inclusão em contextos de educação, saúde e comunicação.
Profª. Jackeline Lima Farbiarz
Visite o site do LINC

LABMEMO

LABMEMO – Laboratório Design, Memória e Emoção

O Laboratório Design, Memória e Emoção, fundado em 2004, desenvolve projetos de pesquisa, produtos e serviços voltados para desafios sociais complexos, a partir de métodos participativos, etnográficos e interdisciplinares. Dentre seus resultados mais recentes, destaca-se o programa de extensão universitária “PUC-Rio mais de 50”, que abrange ações em prol do envelhecimento ativo e longevidade com qualidade.
Profª. Vera Damazio

TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

lab-LILD

LILD – Laboratório de Investigação em livre Desenho

O LILD é um laboratório interdisciplinar que estuda os biomateriais abundantes em nossa região (sudeste) para aplicação em objetos e arquiteturas.

Para elaboração de projetos e execução o LILD tem como premissas:

• As práticas manuais / artesanais de produção.
  • Escolha por técnicas acessíveis e com ferramental simples, potencializando autonomia dos indivíduos e grupos sociais envolvidos.
  • Nos baseamos em processos produtivos ecológicos, econômicos e integradores.
  • A integração entre os saberes pré-­modernos / ancestrais com avanços científicos e tecnológicos contemporâneos.
  • O uso de biomateriais, reconhecimento da abundância e do potencial de uso de recursos naturais locais.
  • Interdisciplinaridade entre os campos do saber.
  • Foco na pesquisa e fomento a cultura do bambu no brasil – biologia da planta (plantio, propagação e ocorrência), design arquitetura e engenharia (estruturas leves, adaptáveis, dinâmicas, autoportantes, modulares, acessíveis).
  • -Utilizamos uma metodologia de estudo de estruturas leves em bambu denominada de Jogo das Formas, onde através do uso de modelos em escala reduzida fazemos com que as unidades deste jogo interajam gerando formas derivadas, modulares e adaptáveis para os mais diversos fins.

A meta do LILD é promover uma aproximação entre o homem e a natureza que, devido ao modo de vida urbano, vem se distanciando e por conta disto prejudicando e comprometendo a qualidade dos ambientes naturais.

Prof. José Luiz Mendes Ripper

logo-LIDE2

LIDE – Laboratório Interdisciplinar Design Educação

O LIDE – Laboratório Interdisciplinar Design Educação, fundado em 1997, desenvolve projetos de pesquisa em Design voltados para a Educação, em qualquer nível (Pré-escolar, Fundamental, Médio, Superior e Avançado), bem como relacionados ao ensino de Design nos âmbitos extra universitário, técnico, extensão, de graduação e de pós-graduação.
Profª. Rita Maria de Souza Couto
Visite o site do LIDE

logo-LAE

LAE – Laboratório de Arte Eletrônica

O LAE tem como objetivo promover a formação de profissionais de Design em compasso com as novidades tecnológicas introduzidas nos últimos anos na área de Design, e capacitados a atuarem em projetos de desenvolvimento de novas formas de comunicação multimidiática.
Profª. Rejane Spitz
Visite o site do LAE

lab-LGD

LGD – Laboratório de Gestão em Design

O LGD desenvolve pesquisas, serviços e ações sobre gestão do design nas organizações assim como estudos sobre os aspectos que influenciam o seu desenvolvimento e difusão.
Prof. Cláudio Freitas de Magalhães

lab-NEXT

NEXT – Núcleo de Experimentação Tridimensional

O NEXT foi criado em 2011 a partir do apoio do Projeto Pensa Rio da FAPERJ. Diversas tecnologias de fabricação digital são utilizadas com criatividade em projetos de pesquisa. A inovação é o resultado que oferecemos para empresas que buscam soluções em design, arquitetura, engenharia, medicina, saúde e outras áreas.
Prof. Jorge dos Santos Lopes
Prof. Claudio Freitas de Magalhães
Visite o site do NEXT

LDS

LDS – Laboratório de Design Socioambiental

O LDS realiza estudo de estratégias, métodos e técnicas de projeto de Eco Design; pesquisa sobre produtos eco eficientes; estudos sobre produtos industriais de baixo impacto ambiental, aspectos culturais envolvidos na adoção de produtos sustentáveis, processos de redução e de remanufatura; pesquisas sobre compartilhamento, economia de serviços e durabilidade, Consumidores, no Processo de Desenvolvimento de Produtos.
Prof. Alfredo Jefferson de Oliveira

ERGONOMIA, USABILIDADE E HCI

LEUI – Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces

Realiza pesquisas e projetos sobre ergodesign e usabilidade de produtos, interfaces computadorizadas e sistemas e subsistemas de informação.
Profª. Dra. Claudia Mont’Alvão
Profª. Dra. Manuela Quaresma