PPG Design

Livros

Essa página apresenta os livros editados e/ou organizados pelos docentes do PPGDesign da PUC- Rio.

Ecovisões Projetuais: pesquisa em design e sustentabilidade no Brasil

Alfredo Jefferson de Oliveira

Ano de publicação: 2017
A temática do 5º SBDS, e agora deste livro, foi o tripé da sustentabilidade: os aspectos ambientais, sociais e econômicos ligados ao processo de projetação de produtos e serviços. Nesse tema, foram destacadas abordagens projetuais que priorizam alguns destes aspectos: Ecodesign e Análise do Ciclo de Vida, Design e Artesanato, Design e Território, Design Social e Inovação Social.

Design para uma educação inclusiva

Jackeline Lima Farbiarz

Ano de publicação: 2016
Este livro é o resultado de dez anos de reflexões sobre materiais, recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação em espaços de ensino-aprendizagem nas fronteiras design-linguagem-educação.

Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído 3

Claudia Mont’Alvão

Ano de publicação: 2016
Os capitulos desse volume são novamente organizados dentro das duas grandes temáticas abordadas pelo evento – Ambiente Construído e Acessibilidade – com uma tentativa de apresentar do geral para o especifico.

Anamaria de Moraes: uma coletânea

Claudia Mont’Alvão; Manuela Quaresma; Rita Maria de Souza Couto (orgs)

Ano de publicação: 2014
Esse livro foi organizado como uma coletânea dos melhores artigos publicados pela profª. Drª. Anamaria de Moraes e lançado durante as comemorações dos 20 anos do PPGDesign, em 2014

DESIGN: O LIVRO DOS PORQUÊS. O CAMPO DO DESIGN COMPREENDIDO COMO PRODUÇÃO SOCIAL

Alberto Cipiniuk

Ano de publicação: 2014
Se tentarmos definir o campo do design em sua singularidade, por regras próprias, independentes das outras ciências humanas sociais, pelo seu alto grau de compromisso no cumprimento e cobrança de regras e formalidades, o campo do design passaria a ser caracterizado como um sistema.

Desorientação e colaboração no cotidiano digital

Rejane Spitz

Ano de publicação: 2014
Este livro apresenta uma coletânea de textos produzidos por alunos da disciplina Arte Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), abordando temáticas relativas aos impactos, desafios e consequências de nosso cotidiano digital.

Formas do Design: Por uma metodologia interdisciplinar

Rita Maria de Souza Couto; Jackeline Lima Farbiarz;  Luiza Novaes; Alfredo Jefferson de Oliveira (orgs)

Ano de publicação: 2014
Formas do Design sustenta a interdisciplinaridade como fundamento para a construção e consolidação da identidade do Design entendendo que o discurso sobre o Design encontra sua totalidade na inter-relação solidária de temas, conceitos, teorias. vivências e experiências.

Gustavo Amarante Bomfim: uma coletânea

Rita Maria de Souza Couto; Jackeline Lima Farbiarz; Luiza Novaes (orgs)

Ano de publicação: 2014
Esta coletânea de artigos de Gustavo Amarante Bomfim permite aos estudiosos do Design contato com algumas reflexões do autor, que teve participação marcante no cenário do Design Brasileiro.

Parla!2014

Nilton Gonçalves Gamba Junior

Ano de publicação: 2014
Esse ano, em sua quarta edição, integra duas universidades, a Parsons The New School for Design de Nova York e a Iberoamericana da Cidade do México.

Por que design é linguagem?

Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima

Ano de publicação: 2014
A importância do objetivo deste livro centra-se no entendimento do viés interdisciplinar do Design. É preciso percebê-lo como uma oportunidade para a(re)visita a paradigmas e para a proposição de alternativas que tragam apartes teóricos para a projetação.

Tríades do design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função

Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima

Ano de publicação: 2014
Conforme reiterado ao longo de todo o texto, a semiótica de Charles Sanders Peirce nos possibilita refletir sobre o design como fenômeno de linguagem e sobre os seus três principais fundamentos: forma, significado e função.

Um novo olhar para o projeto: A ergonomia no ambiente construído 2

Claudia Mont’Alvão

Ano de publicação: 2014
Nesse segundo volume, os artigos tratam não somente da discussão sobre as normas vigentes, mas das questões metodológicas, da atividade profissional, e principalmente, da preocupação com o usuário, foco ultimo e especifico da pesquisa em Ergonomia.

Design de histórias 1 – o trágico e o projetual no estudo da narrativa

Nilton Gonçalves Gamba Junior

Ano de publicação: 2013
Design de histórias foi um termo criado pelo autor em 2014, quando propôs à PUC-Rio uma disciplina eletiva homônima que unia a criação ficcional e o método projetual. Em 2006, fundou o laboratório de Design de Histórias (Ladeh), no Programa de Pós-Graduação em Design da mesma instituição.

Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação

Rita Maria de Souza Couto; Luiza Novaes

Ano de publicação: 2013
Ao mesmo tempo em que comemoramos vinte anos da criação do primeiro Programa de Pós-graduação em Design no Brasil, também comemoramos os vinte anos de pesquisa do LIDE (Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação do PPG . Design da PUC-Rio).

Ergonomia: Conceitos e aplicações

Claudia Mont’Alvão

Ano de publicação: 2010
O desempenho do homem no trabalho é cada vez mais complexo e a ergonomia ampliou progressivamente o campo de seus fundamentos científicos. A inteligência artificial, a semiótica, a antropologia e a sociologia passaram a fazer parte do acervo de conhecimentos do ergonomista.

Nós do ensino: Perspectivas interdisciplinares de leituras do design

Jackeline Lima Farbiarz

Ano de publicação: 2013
Como ensino e pesquisa aliem-se no sentido de propiciar interações com qualidade de vida nos plurais espaços de ensino-aprendizagem distribuídos por nosso país.

Parla!2013

Nilton Gonçalves Gamba Junior

Ano de publicação: 2013
A terceira edição de ‘Parla!’ foi realizada por conta da parceria do LaDeh da PUC-Rio com o SIVA da FUDAM de Shangai e o Itamaraty. Em função das comemorações do ‘mês do Brasil na China’, alunos e professores do Brasil e da China realizaram cartazes sobre a China.

Tecnologias 3D Desvendando o passado e modelando o futuro

Jorge Roberto Lopes dos Santos

Ano de publicação: 2013
Desde que a tecnologia digital 3D surgiu, um incri´vel leque de possibilidades de sua aplicac¸a~o em diversas a´reas do conhecimento foi aberto.

Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído

Claudia Mont’Alvão

Ano de publicação: 2011
A obra destaca a importante contribuição da ergonomia para projetos de ambientes e edificações, valorizando a adequação dos espaços às atividades que neles serão desenvolvidas.