PPG Design

Periódicos

A seguir a lista de periódicos onde os docentes do PPGDesign publicaram recentemente.

ALCEU

Brasil

ISSN online: 2175- 7402

Alceu é uma publicação semestral do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Seu nome é uma homenagem a Alceu Amoroso Lima, pensador, escritor e jornalista que, em 1940, ao lado de importantes nomes da cultura brasileira, participou da fundação da PUC-Rio.

ANIMAL PRODUCTION SCIENCE (PRINT)

Austrália

ISSN online: 1836- 5787

CSIRO PUBLISHING publishes and distributes scientific, technical and health science books, magazines and journals from Australia to a worldwide audience and conducts these activities autonomously from the research of the Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO). The views expressed in this publication are those of the author(s) and do not necessarily represent those of, and should not be attributed to, the publisher or CSIRO.

ARCHIVES OF GYNECOLOGY AND OBSTETRICS (PRINT) 

Holanda

ISSN online: 1432- 0711

Founded in 1870 as “Archiv für Gynaekologie”, Archives of Gynecology and Obstetrics has a long and outstanding tradition. Since 1922 the journal has been the Organ of the Deutsche Gesellschaft für Gynäkologie und Geburtshilfe. “The Archives of Gynecology and Obstetrics” is circulated in over 40 countries world wide and is indexed in “PubMed/Medline” and “Science Citation Index Expanded/Journal Citation Report”. The journal publishes invited and submitted reviews; peer-reviewed original articles about clinical topics and basic research as well as news and views and guidelines and position statements from all sub-specialties in gynecology and obstetrics.

ARCOS DESIGN (ONLINE)

Brasil

ISSN online: 1984- 5596

Arcos dedica-se ao estudo dos objetos e das linguagens visuais no contexto mais amplo da sua produção e recepção. A revista parte do pressuposto de que todo artefato, ao ser criado, está inserido em um sistema de fabricação, consumo e uso no qual lhe são impostos sentidos e significações pela ação humana, de modo geral, e, mais precisamente, pelas estruturas sociais e culturais específicas a determinado local e época. Acreditando que estes sistemas e sentidos são passíveis de apreciação e análise, a revista tem por meta abrir espaço para a divulgação de estudos e trabalhos científicos oriundos de diversas disciplinas, desde que priorizem sempre o artefato: nas suas qualidades técnicas e construtivas, como expressão formal; nas suas qualidades informativas e significativas, como linguagem visual; nas suas qualidades mercadológicas e acumulativas, como objeto de consumo e de coleção.

arq.urb

Brasil

ISSN online: 1984- 5766

A revista eletrônica arq.urb é um periódico semestral vinculado ao Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu, de caráter acadêmico e científico, comprometido com a divulgação abrangente e ágil do conhecimento, condição, a nosso ver, imprescindível na contemporaneidade. A partir dessa perspectiva, a revista procura divulgar não apenas a produção teórica sobre arquitetura, urbanismo e design, mas também difundir a reflexão que a prática de projetos propicia e alimenta, entendendo que essas discussões dialogam entre si e se complementam, tendo em vista, sobretudo, a variedade de premissas, enfoques e de disposições metodológicas que comparecem na atualidade. Considera-se ainda que essa multiplicidade de abordagem possa contribuir para o avanço e amplia- ção do debate e do pensamento teórico e crítico na área, sempre em formação e reformulação, pois é um campo vivo da cultura nacional. Além de artigos e ensaios, e da reflexão sobre projetos, abertos à contribuição de pesquisadores, doutorandos e mestrandos, nacionais e internacionais, a revista mantém o constante incentivo à pesquisa na formação dos profissionais da Arquitetura, do Urbanismo e do Design. Com esse propósito, possibilita a publicação de artigos acadêmicos dedicados à reflexão teórica e aos procedimentos metodológicos presentes no desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Final de Graduação exemplares. Esses espaços não se pretendem fixos, permanentes, mas ajustam-se às contribuições acadêmicas, em consonância com os ensejos e oportunidades que se apresentam no contexto de publicação.

ARTEFACTUM

Brasil

ISSN online: 1984- 3852

Em um universo cada vez mais diverso em saberes, torna-se imperativo ampliar os espaços e canais de reflexão e diálogo; ações fundamentais para que se coloquem em jogo as múltiplas nuanças da cultura contemporânea. Quando propomos uma linha editorial na qual o eixo condutor se estabelece a partir da intrínseca relação da Arte com Tecnologia, não podemos ignorar que esse binômio é fortemente influenciado por outras tantas ciências que precisam ser consideradas. Assim, a Revista Artefactum, ao longo de seus mais de oito anos de ativa colaboração com a pesquisa brasileira, vem recebendo e abraçando estudos dos mais variados campos do conhecimento, oferecendo acesso livre e gratuito a leitores e autores. Nessa perspectiva, duas seções foram pensadas visando contemplar a comunidade acadêmica: “Artigos”, para os autores que são professores pesquisadores — doutores, mestres e especialistas — e a seção “Descobrindo Cientistas”, na qual é aberto um espaço para alunos de graduação, onde serão divulgados textos relativos às suas pesquisas: o apaixonante início de jornada pelo qual todos nós passamos.

Sejam bem-vindas todas as aéreas! A Revista Artefactum é um espaço democrático que acolhe aqueles que atravessam e são atravessadas pela Arte e pela Tecnologia. Essa é a nossa ARTEFACTUM – Revista de estudos das linguagens da arte e da tecnologia.

BLUCHER DESIGN PROCEEDINGS

Brasil

ISSN online: 2318- 6968

Blucher Proceedings é a publicação exclusiva de anais de eventos (em inglês, “proceedings” ou  “conference proceedings”) on-line, apoiado pela Editora Blucher. O conteúdo são trabalhos   acadêmicos da mais alta qualidade apresentados em eventos científicos. Por meio dele,   publicam-se trabalhos com ênfase em disciplinas essenciais do conhecimento nas áreas de   Química, Engenharia Civil, Mecânica e de Materiais, Saúde, Botânica, Educação, Design,   permitindo a rápida disseminação dos conhecimentos produzidos.

Trata-se de uma coleção on-line de anais de congressos, artigos de simpósios, seminários e   conferências em diversas categorias do saber.

Se você é um organizador de evento científico nacional ou internacional cujo tema é altamente   relevante para a divulgação acadêmica, então, você pode tirar proveito dos recursos de   publicação da Blucher.

BOLETIM TÉCNICO DO SENAC

Brasil

ISSN online:  2448-1483

Lançado em 1974, o Boletim Técnico do Senac traz à tona ideias inovadoras e incentiva debates importantes sobre educação e trabalho.

De publicação quadrimestral, o Boletim conta com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros que assinam artigos com reflexões indispensáveis para quem trabalha com educação profissional.

Brazilian Journal of Education, Technology and Society is a free online international journal promoting the study of Education, Technology and Society. Published every three months. Before to submit a manuscript, we invite you to click in “ABOUT” in the top of this page and read the Focus and Scope of this journals as well as to Guidelines for authors, concerning text format and style in “ONLINE SUBMISSION”. Indexation and Directories: LatIndex, DOAJ, Portal Periódicos.CAPES, PKP, Google Scholar, GIF, BASE, Diadorim, SIS, ROAD.

CADERNOS UNIFOA (IMPRESSO) 

Brasil

ISSN online: 1982- 1816

Missão: Possibilitar a publicação de artigos de autores de nossa Instituição e de fora dela, pertinentes ao interesse de nosso corpo docente e discente. Contribuindo assim para a formação de nosso alunado e o desenvolvimento constante da pesquisa e da ciência no Centro Universitário de Volta Redonda. Visão: Ser o centro de divulgação dos vários e interessantes saberes produzidos por pesquisadores de todo país. Bem como tem por objetivo agregar e publicar a produção de conhecimento elaborado por Docentes e Discentes da Instituição. Para tanto, tem cunho interdisciplinar e vocação de tornar-se cada vez mais uma Revista de Qualidade.

CHILD’S NERVOUS SYSTEM (PRINT) 

Alemanha

ISSN online: 1433- 0350

The official journal of the International Society for Pediatric Neurosurgery (ISPN) was founded in 1972 as Child’s Brain. As of 1 January 1985, the Society changed publishers. The new official journal, Child’s Nervous System has been expanded to encompass all aspects of the pediatric neurosciences: development and growth, degenerative disorders, hereditary diseases, neurology, neurosurgery, neurooncology, neurophysiology, and trauma.

Comunicação e Sociedade

Portugal

ISSN online: 2183- 3575

Revista científica do CECS, publicada desde 2000. Pretende aprofundar os fenómenos comunicacionais e, simultaneamente, contribuir para a leitura do mundo e da vida, segundo ferramentas teóricas e metodológicas dos diferentes campos das Ciências Humanas e Sociais.

CONCINNITAS

Brasil

ISSN online: 1981-9897

A revista Concinnitas é uma publicação semestral do Instituto de Artes da UERJ, criada em 1996 e, a partir de 2005, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES).

CONGENITAL ANOMALIES (1987)

Japão

ISSN online: 1741- 4520

The harmonized terminology of developmental anomalies in experimental animals, which was discussed by members of the International Federation of teratology Societies including North America, Europe and Japan, has been published. The historical control data for fetal anomalies in rats and rabbits were published by the project of the Japanese Teratology Society, Japanese Pharmaceutical Manufactures Association and others. In this issue, papers on terminology, historical control data, and methodology, which have been published in Congenital Anomalies since 1997, are selected. These papers are useful for research conducting Embryo-Fetal Development toxicity studies and data reviews of reproductive and developmental toxicity.

DESIGN E TECNOLOGIA

Brasil

ISSN online: 2178-1974

Design e Tecnologia é um periódico semestral de divulgação científica que publica resultados de pesquisas de todas as áreas do Design. A revista possui duas seções: Artigos e Projetos.

Os artigos da seção Artigos devem incluir, além de aspectos metodológicos, reflexões profundas relacionadas aos aspectos científicos, metodológicos, filosóficos e sociais, dependendo do caso. Artigos de revisão são aceitos desde que incluam uma discussão aprofundada e que esta possa, em si, ser considerada uma contribuição científica relevante.

Os artigos da seção Projetos consistem em relatórios de desenvolvimento de projetos de todas as áreas do Design, os quais devem incluir aspectos metológicos, tecnológicos e de inovação.

DESIGN PRINCIPLES AND PRACTICES

Estados Unidos

ISSN online: 2473-5736

Founded in 2007, the Design Principles & Practices Research Network offers an interdisciplinary forum to explore the meaning and purpose of design. In professional and disciplinary terms, the network traverses a broad sweep to construct a trans-disciplinary dialogue, which encompasses a wide array of design paradigms and practices.

Dobras

Brasil

ISSN online: 2358- 0003

O projeto editorial da dObra[s] abriga hoje artigos acadêmicos, resenhas  e entrevistas. Aborda moda, design, arte e consumo e suas interfaces com múltiplas áreas do conhecimento como a Antropologia, a Comunicação, a História, o Marketing, a Sociologia, entre outras. É uma revista inovadora na disseminação de estudos e reflexões construídos por profissionais e pesquisadores que articulam e analisam a contemporaneidade e privilegiam a compreensão da dimensão cultural, social e econômica do universo da moda.Tem por objetivo contribuir para a difusão e consolidação da cultura acadêmico-científica de moda no Brasil.

EDUCAÇÃO GRÁFICA (UNESP. BAURU) 

Brasil

ISSN online: 2179- 7374

A Revista Educação Gráfica é editada pelo Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, Campus de Bauru, desde 1997. Tem por objetivo a divulgação de reflexões, relatos, resumos de pesquisas e experiências relacionadas com Expressão e Representação Gráficas nas suas mais variadas aplicações seja em Design, Arquitetura, Engenharias, Artes Plásticas, Ciências e áreas afins.

ERGODESIGN & HCI

Brasil

ISSN online: 2317- 8876

A Revista Revista Ergodesign & HCI é uma ideia da Professora Anamaria de Moraes, que desejava compartilhar os melhores trabalhos dos eventos Ergodesign & USIHC com a comunidade acadêmica e científica brasileira e do exterior, como uma iniciativa do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces LEUI, da PUC-­Rio. Apesar das várias publicações nas áreas da Ergonomia e do Design essa é a primeira publicação de natureza acadêmica e científica sobre a aplicação da Ergonomia ao Design – Ergodesign – e aos Estudos da Interação Humano-­computador no âmbito do Ergonomia, publicada no Brasil.

ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE)

Brasil

ISSN online: 1983- 196X

Contém lista de periódicos nacionais e internacionais que oferecem oportunidade de publicação.Lançada em 1993, a revista Estudos em Design – primeira publicação de natureza acadêmica e científica sobre Design do Brasil – já veiculou centenas de artigos e vem propiciando a troca de informações entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais. Conta com a participação da maioria das instituições de ensino e pesquisa em Design, e os artigos publicados na revista refletem também um quadro nacional da pesquisa em design feitas em diversas instituições com pós-graduação, sejam da área de design ou em áreas afins.

IARA: REVISTA DE MODA, CULTURA E ARTE

Brasil

ISSN online: 1983- 7836

IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte tem como objetivo incentivar a produção e a divulgação de artigos de excelência acadêmica, tendo em vista tanto o adensamento do debate intelectual quanto a constituição de abordagens originais e inovadoras na área. Sendo uma publicação multidisciplinar, a revista também pretende refletir a grande diversidade teórica, bem como a metodológica, no campo da pesquisa em moda, cultura e arte, contemplando perspectivas das ciências humanas e das artes.

IEEE Transactions on Learning Technologies (TLT) is an archival journal published quarterly using a delayed open access publication model. TLT covers research on such topics as Innovative online learning systems, Intelligent tutors, Educational software applications and games, and Simulation systems for education and training.

INFODESIGN (SBDI. ONLINE)

Brasil

ISSN online: 1808- 5377

A InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação tem como missão a divulgação de estudos teóricos e práticos no âmbito do design da informação, envolvendo resultados de pesquisas em teoria e história do design da informação; desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação; tecnologia e sociedade (impactos sociais e tecnológicos do design da informação); e educação (ensino do design da informação e design da informação aplicado a processos de ensino-aprendizagem).

INTERNATIONAL JOURNAL OF DESIGN

China

ISSN online: 1994-036X

The International Journal of Design is a peer-reviewed, open-access journal devoted to publishing research papers in all fields of design, including
industrial design, visual communication design, interface design, animation and game design, architectural design, urban design, and other design related fields. It aims to provide an international forum for the exchange of ideas and findings from researchers across different cultures and encourages research on the impact of cultural factors on design theory and practice. It also seeks to promote the transfer of knowledge between professionals in academia and industry by emphasizing research in which results are of interest or applicable to design practices.

INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATION AND RESEARCH

Reino Unido

ISSN online: 0883- 0355

The International Journal of Educational Research publishes research manuscripts in the field of education. Work must be of a quality and context that the Editorial Board think would be of interest to an international readership. The aims and scope of the journals are to: Provide a journal that reports research on topics that are of international significance across educational contexts; publish high quality manuscripts that are of international significance in terms of design and/or findings; encourage collaboration by international teams of researchers to create special issues on these topics.

The International Journal of science commerce and humanities (IJSCH) publishes original, peer reviewed articles from throughout the world dealing with commerce education, humanities education, science education and/or technological education.. The International Journal of science commerce and humanities supplying a platform for the researchers, academicians, professional, practitioners and students to impart and share knowledge in the form of high quality empirical and theoretical research papers, case studies, literature reviews and book reviews. The International Journal of science commerce and humanities welcomes and acknowledges high quality theoretical and empirical original research papers, case studies, review papers, literature reviews, book reviews, conceptual framework, analytical and simulation models, technical note from researchers, academicians, professional, practitioners and students from all over the world.

Journal of Design Research

Noruega

ISSN online: 1569-1551

JDR is an interdisciplinary journal, emphasising human aspects as a central issue of design through integrative studies of social sciences and design disciplines. Originally published as an electronic journal publishing articles including multimedia applications and hence allowing visual knowledge transfer, it is now also available in print.

JOURNAL OF MATERNAL-FETAL & NEONATAL MEDICINE (PRINT) 

Reino Unido

ISSN online: 1476- 4954

The Journal of Maternal-Fetal and Neonatal Medicine is the official journal of The European Association of Perinatal Medicine, The Federation of Asia and Oceania Perinatal Societies and The International Society of Perinatal Obstetricians. The journal publishes a wide range of peer-reviewed research on the obstetric, medical, genetic, mental health and surgical complications of pregnancy and their effects on the mother, fetus and neonate. Research on audit, evaluation and clinical care in maternal-fetal and perinatal medicine is also featured.

KEY ENGINEERING MATERIALS (ONLINE)

Estados Unidos

ISSN online: 1662- 9795

“Key Engineering Materials” is a peer-reviewed periodical which covers entire range of basic and applied aspects of the synthesis and research, modelling, processing and application of advanced engineering materials. “Key Engineering Materials” is one of the largest periodicals in its field.  “Key Engineering Materials” specializes in rapid publication of thematically complete volumes from international conference proceedings and complete special topic volumes. We do not publish stand-alone papers by individual authors.

A LER – Leitura em Revista é uma revista interdisciplinar de estudos avançados em leitura com publicação semestral, em versão eletrônica, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Tem como objetivo divulgar textos originais sobre o eixo temático da leitura que privilegiem pesquisas de natureza predominantemente qualitativas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre leitura numa perspectiva crítica, transformadora e interdisciplinar.

Linguagens Gráficas

Brasil

ISSN online: 2358- 1875

Revista interdisciplinar de comunicação visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ

LINHA MESTRA (ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL)

Brasil

ISSN online: 1980- 9026

Com o advento dos computadores e da Internet, a ALB quis a organização de uma revista como mais uma contribuição às discussões sobre  leitura, educação, biblioteca, ensino e formação de professores no Brasil. Derramado um pouco de suor, surge agora a LINHA MESTRA para fazer frente àquele desejo e, ao mesmo tempo, juntar braços com outros movimentos que lutam pela melhoria das práticas de leitura no Brasil.

Cabe destacar que, no início desta linha de edições e tendo em vista as nossas frentes de trabalho, a LINHA MESTRA pretende ser modesta. Porém, na caminhada,  ao envolver os  leitores numa grande rede, esta revista virtual pretende vôos mais arrojados, implementando uma quantidade mais diversificada de serviços aos professores e às escolas.

LINHA MESTRA está aberta à contribuição de todos aqueles que possuam idéias – e textos – para fortalecer os movimentos em prol de uma leitura democrática e plural; por extensão, em prol de uma sociedade democrática e feliz. Os interessados podem submeter os seus textos ao Conselho Editorial para serem devidamente analisados.

A Comissão Editorial enfatiza a importância e a necessidade do respeito às diferentes perspectivas teórico-metodológicas sobre leitura, linguagem, educação e ensino no Brasil. E entende que as diferenças defendidas e expressas pelas entidades são fundamentais para o enfrentamento dos desafios da área da leitura no Brasil.

Que os leitores-navegadores tenham a crítica como a principal energia para movimentar todas os textos trazidos pela LINHA MESTRA

MEDICAL ULTRASONOGRAPHY

Romênia

ISSN online: 2066- 8643

Medical Ultrasonography (formerly Revista Româna de Ultrasonografie from 1999 to 2008) is the official publication of the Romanian Society for Ultrasonography in Medicine and Biology (SRUMB) (www.srumb.ro). Starting with 2008 the entire content of Medical Ultrasonography is published in English, quarterly.

MIX SUSTENTÁVEL (PRINT)

Brasil

ISSN online: 2447- 3073

O periódico MIX Sustentável é interdisciplinar, com foco na sustentabilidade aplicada à projetos, principalmente nas leáreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Design. A ideia surgiu quando os editores, ao participarem de eventos científicos nas áreas correlatas, observaram que o tema “sustentabilidade aplicada em projetos” não estava concentrado; ou seja, encontrava-se espalhado nas diversas sessões temáticas dos eventos. Nestas sessões eram comuns aplicações práticas que, de certa forma, aplicavam os conceitos filosóficos e científicos das questões ambientais; mas também havia muito de experimentação prática e uso de conhecimentos empíricos, resultados de iniciativas, por vezes, de pessoas sem, ou com pouca formação oficial na área. Exemplos disso são aplicações na universidade mediante estudos de caso de projetos desenvolvidos de modo totalmente empírico, como aquecedores de água utilizando garrafas PET ou sistemas construtivos alternativos, com técnicas de adobe ou utilização de materiais não convencionais como o bambu. O entendimento disso resulta na própria ênfase do periódico: promover a troca de saberes “universidade – comunidade – universidade”. Este ciclo teórico remete às bases filosóficas do conhecimento e a própria essência do termo “universidade”, com assimilação plena da tríade ensino – pesquisa – extensão. Dessa forma, a universidade, através da pesquisa, torna-se um agente transformador, ao transladar os conhecimentos empíricos em científicos. Esse processo garante a possibilidade da repetição de procedimentos e técnicas (mediante a descrição de uma metodologia), tornando possível a transmissão do conhecimento

PROCEDIA MANUFACTURING

Estados Unidos

ISSN online: 2351- 9789

Procedia Manufacturing is an open access journal focusing entirely on publishing high quality conference proceedings. Procedia Manufacturing enables fast dissemination of its content so that conference delegates can publish their papers in a dedicated online issue on Sciverse ScienceDirect under the Creative Commons license BY-NC-ND (for further details see our open access license policy.) Papers published on Procedia Manufacturing will be available online on ScienceDirect within 8 weeks of acceptance of the final manuscripts.

PROJETICA 

Brasil

ISSN online: 2236- 2207

A revista Projetica é uma publicação científica de Design com periodicidade semestral (Junho/Dezembro)  e publica trabalhos inéditos nos seguintes temas: Design: Gestão, Produto e Tecnologia; Ergonomia e Usabilidade; Design de Moda: Design: Educação, Cultura e Sociedade; Design para Sustentabilidade; e Animação, Cinema e Games.

A Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica (REDIGE) é uma publicação científica eletrônica do SENAI/CETIQT, criada em 2010, editada com periodicidade quadrimestral, atendendo a uma política editorial definida. A REDIGE é uma publicação eletrônica multidisciplinar bilíngue, que se dedica à publicação de artigos e ensaios da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse estratégico para o desenvolvimento da cadeia têxtil, de confecção e conhecimentos transversais às outras áreas.

REVISTA CONTEMPORÂNEA (UERJ. ONLINE) 

Brasil

ISSN online: 1806- 0498

A Contemporânea é uma revista on-line do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. É produzida por alunos e professores com suporte do Laboratório de Comunicação Integrada da FCS.

REVISTA DE DESIGN, TECNOLOGIA E SOCIEDADE 

Brasil

ISSN online: 2525- 7471

A Revista de Design, Tecnologia e Sociedade é um periódico acadêmico que tem como objetivo estimular e divulgar estudos teóricos, práticos, históricos, críticos, estéticos e éticos na área do design e sua relação com tecnologia, cultura, educação, governo e sociedade. A Revista de Design, tecnologia e sociedade procura publicar estudos originais nacionais e internacionais voltados ao design de informação, design de interação, design de produto, design de serviço e design sustentável, entre outros.

A revista SURES, de periodicidade semestral e em formato digital, surge com a proposta de apoiar a pesquisa interdisciplinar e de contribuir para o desafio de pensar de modo plural as epistemologias do hemisfério sul. Por isso se define como veículo de desafios, difusão e debate de ideias, estudos e relatos de experiências, além de se constituir em espaço aberto à comunidade acadêmica, não apenas latino-americana mas internacional, que traduzam reflexões de caráter transnacional sobre temas dos mais variados enfoques e que iluminem as relações interculturais no século XXI. O veículo se constituirá em um espaço aberto à comunidade acadêmica, com foco na atividade crítica, tanto no que diz respeito às categorias conceituais como em seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A revista SURES tem ainda o propósito de divulgar conhecimentos, saberes, línguas originárias e propostas teóricas e práticas inéditas sobre a atuação na pesquisa do Instituto de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-americana e contribuir para a formação de recursos humanos na pós-graduação.

Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes

Brasil

ISSN online: 2238- 2046

Seu objetivo é a publicação de trabalhos originais e inéditos – em português, espanhol, inglês e francês – dedicados à exploração das manifestações de sentido que articulem cultura e visualidades.

REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) 

Brasil

ISSN online: 1984- 6290

Publicação da Diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Todo o material deste site pode ser utilizado desde que citados a fonte e o autor.

REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE) 

Brasil

ISSN online: 1984- 8226

A revista Fronteiras – estudos midiáticos, publicação da Unisinos, destinada à comunidade científica da área de ciências sociais e humanas, pretende configurar-se como um espaço de discussão teórico metodológico e análise centrado em temáticas diretamente concernentes aos processos midiáticos, entendidos aqui como conjunto das práticas comunicacionais midiáticas, manifestas por meio de diferentes linguagens; sobredeterminadas pelos dispositivos técnicos: jornal, revista, rádio, cinema, televisão, fotografia, publicidade, vídeo e outros processos de produção emergentes. A revista Fronteiras tem periodicidade trimestral. Os três números anuais são publicados nos meses de abril, agosto e dezembro.

A Revista Idéias – publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – é um periódico semestral, composto por artigos inéditos, de reconhecido mérito científico, no âmbito das disciplinas Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Demografia, Filosofia e História.

REVISTA TAMANDUÁ

Brasil

ISSN online: 2359- 3261

A REVISTA TAMANDUÁ―DESIGN, ARTE E REPRESENTAÇÃO SOCIAL é uma publicação semestral que tem por objetivo reunir trabalhos de pesquisadores na área de Design e afins, com foco na análise das relações socioculturais próprias a este campo. Vinculada ao Grupo de Estudos em Design, Arte e Representação Social (GRUDAR), a revista pretende, assim como o próprio GRUDAR, estimular o debate em torno das representações sociais produzidas pelas sociedades e materializadas em objetos. A publicação está aberta a produções no formato de artigos, ensaios, traduções, entrevistas e resenhas críticas de livros pertinentes ao debate.A denominação Grupo de Estudos em Design, Arte e Representação Social foi escolhida em função da temática abordada pelo grupo, que concerne as diferentes possibilidades de estudo (morfológica, estética, semiológica, histórica, psicanalítica, antropológica) de artefatos em geral, produzidos pela e para a sociedade industrial, tomados como ponto de partida para o estudo da questão da representação. Essa denominação evita que o grupo e a revista fiquem limitados apenas a uma disciplina específica e a uma forma particular de representação. Assim como o Tamanduá, nossa intenção é abraçar o todo na construção crítica do conhecimento acerca dos objetos do mundo. Considerando estes elementos, a REVISTA TAMANDUÁ recebe materiais de graduados, pós-graduandos e pós-graduados cuja pesquisa envolva a aplicação de métodos de abordagem e interpretação para a identificação das variáveis estéticas e extra-estéticas que influenciam a configuração material e simbólica de objetos de uso; leituras críticas e reflexões sistematizadas sobre os processos de configuração destes objetos; debates acerca dos limites e das possibilidades de interpretação, assim como estudos sobre a formação de um sujeito crítico, e estudos e discussões conceituais da questão da representação no cenário da contemporaneidade.

SINAIS (UFES) 

Brasil

ISSN online: 1981-3988

Sinais é uma publicação  semestral de acesso livre do Núcleo de Estudos Indiciários (NEI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) destinada a promover intercâmbio de ideias entre cientistas sociais (sociólogos, cientistas políticos e historiadores) no âmbito nacional e internacional. A Revista Sinais publica artigos inéditos, ensaios acadêmicos e resenhas de obras recentemente lançadas nas áreas de sociologia, ciência política e história (trabalhos na área de micro-história são especialmente bem recebidos). A Sinais ainda aceita a submissão de entrevistas, homenagens, documentos e propostas de Dossiês que serão avaliados pela equipe editorial da revista. Visando o diálogo internacional, a revista Sinais aceita manuscritos redigidos em língua portuguesa, inglesa e espanhola.

STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL 

Brasil

ISSN online: 1984- 2988

Strategic Design Research Journal is published twice a year by the University of Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. It is an electronic journal that published the qualified intellectual production discussing problems of the design area. Strategic Design Research Journal is also an interactive forum for academic discussion, debate and criticism, open to all professionals and researchers interested in design and its relationship with society and culture.

TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO)

Brasil

ISSN online: 1982- 0305

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da Educação, centrados nas suas relações com a sociedade. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. Teias publica artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros. Sendo organizada por números temáticos, aceita, portanto, apenas trabalhos que estejam dentro do campo de pertinência do tema proposto.

Third Text

Reino Unido

Third Text is an international scholarly journal providing critical perspectives on art and visual culture. It examines the theoretical and historical ground by which the West legitimises its position as the ultimate arbiter of what is significant within this field.

TRIADES – Transversalidades | Design | Linguagens é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. Objetiva a promoção e divulgação de trabalhos acadêmicos no campo do Design, partilhando uma visão comum de que o constante aperfeiçoamento marca a posição recíproca do Design de promover o diálogo ao mais alto nível, cedendo e procurando espaços, objetivando concretizar em forma de saberes uma idealização do pensamento humano.

ULTRASOUND QUARTERLY 

Estados Unidos

ISSN online: 1536- 0253

Ultrasound Quarterly provides coverage of the newest, most sophisticated ultrasound techniques as well as in-depth analysis of important developments in this dynamic field. The journal publishes reviews of a wide variety of topics including trans-vaginal ultrasonography, detection of fetal anomalies, color Doppler flow imaging, pediatric ultrasonography, and breast sonography.