Em abril, a PUC-Rio, em parceria com o DAD, sediará dois eventos sobre software livre: o Libre Graphics Meetings (LGM) e o GnuGraf.

O LGM é um encontro internacional anual de usuários e desenvolvedores em torno de softwares gráficos livres e gratuitos de primeira linha, das áreas artística e gráfica. Madrid, Londres, Lyon, Toronto e Montreal são algumas das mais de 10 cidades em que o evento já foi realizado.

Serão 3 dias de palestras, debates, sprints de programação, reuniões de definição de rumos e workshops sobre diferentes temas como tipografia, gerenciamento de cores, layout e estética. Todos os programas sobre os quais se debruçam os participantes são “Softwares Livres”, ou seja, são desenvolvidos comunitariamente e estão disponíveis para serem utilizados por qualquer pessoa, de forma livre e gratuita. Entre eles, destacam-se GIMP, para edição e tratamento de imagem, o Krita, para desenhos artísticos à mão livre, o Inkscape, para ilustrações vetoriais, o Blender, para modelagem e animação 3D e o Scribus, para diagramação e finalização.

O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de abril no Auditório Del Castilho, no RDC, é gratuito e aberto a todos.

O GnuGraf é o primeiro evento de computação gráfica com software livre do Brasil, totalmente direcionado a profissionais da área de Áudio, Animação, Vídeo, Produção Gráfica e Design de Jogos. Seu objetivo é oferecer a oportunidade para que os profissionais dessas áreas apresentem seus trabalhos, interajam com o público e troquem experiências com outros profissionais. Serão 16 palestrantes apresentando as principais ferramentas gráficas livres e algumas oficinas.

Este ano, o GnuGraf será mais cedo para que as datas coincidam com o LGM e acontecerá no final de semana dos dias 21 e 22 de abril. O evento será no Auditório Padre Anchieta e contará com laboratórios de computação para a realização de oficinas. Este evento também é gratuito e aberto a todos.