Ex-alunos do DAD são premiados no Top XXI Prêmio Design Brasil 2016

Os ex-alunos do DAD, Gabriel Leal e Nathalia Heinen foram premiados no Top XXI Prêmio Design Brasil 2016, com o projeto Filtro Gonzaga, na categoria de Equipamento Doméstico. Ana Couto, também ex-aluna, recebeu o prêmio na categoria de Branding, por seu projeto Galeão. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 23 de junho, no Museu da Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

O projeto Galeão tinha como objetivo alinhar a comunicação e os negócios do Aeroporto Galeão à estratégia da marca. Foram mais de 246 peças desenvolvidas para que o aeroporto pudesse incorporar uma nova personalidade, com cores vivas e uma identidade que falasse ao Rio, e aos cariocas. A estratégia teve como cerne a frase now bonding (fazendo alusão à típica frase de aeroporto, now boarding), evidenciando a busca de uma conexão verdadeira entre as pessoas.

O Filtro Gonzaga propõe uma releitura do tradicional filtro de barro, considerado um dos modos de filtragem de baixo custo mais eficientes. Este filtro vem resgatar a tradição, com um desenho que atualiza seu visual e valoriza a peça de produção artesanal. Tem capacidade para armazenar quatro litros de água filtrada.

Além dos premiados, os ex-alunos Hugo Galindo, Henrique Meyrelles e Luiz Eduardo Rocha foram indicados na categoria Acessório de uso pessoal com o Óculos Zerezes. Também, o antigo aluno do DAD Muti Randolph foi finalista na categoria Ambientes: Espaços Públicos e Comerciais com a Galeria Melissa London.

O professor Fred Gelli, da empresa Tátil Design e Ideias, foi indicado como Categoria de Destaque pelo projeto da marca para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT) da PUC-Rio recebeu indicação na categoria Inovação.

Todos os indicados nas diferentes categorias receberam um troféu moldável criado pelo NEXT. Os vencedores de cada categoria levaram uma estatueta com assinatura do estúdio Campana.

O Top XXI Prêmio Design Brasil está em sua quarta edição. Com diversas categorias visando a abrangência do design brasileiro, tem como objetivo valorizar os profissionais do mercado de design além de fortalecer o design nacional e ampliar sua visibilidade.