Aluno Daniel Nasajon ganha prêmio no P&D 2016
O projeto “Biko: talher descartável para pequenas porções de alimentos” foi premiado no 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D 2016) como o Melhor da Categoria Protótipos. O Congresso foi realizado entre os dias 4 e 7 de outubro e é o maior evento na área de design do país e reúne pesquisadores nacionais e convidados internacionais.
Biko é um projeto desenvolvido pelo aluno Daniel Nasajon, bolsista do NEXT durante a pesquisa “Plano das Ideias” coordenado pelo professor Claudio Magalhães. Trata-se de um talher em forma de pinça que pode ser usado para alcançar pequenas porções de alimentos (finger foods) como: catering de eventos, comida asiática, queijos e vinhos, petiscos, churrascos, etc. O produto criado é simples, higiênico, reciclável, versátil, econômico, fácil de estocar e pode substituir o uso de guardanapos, espetos, garfos, hashis (talher asiático), dentre outros.
Após a entrada de pedido de registro no INPI, o projeto foi exposto no Rio+Design 2015 no Jockey Club do Rio de Janeiro e também na Rio+Design Milão 2016. Foi o primeiro colocado no prêmio “Meu Futuro Negócio” de 2015 organizado pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi) em parceria com a incubadora de empresas, Instituto Gênesis, sendo premiado com um período de incubação na instituição. O projeto foi ainda selecionado para a 2ª fase no 30º Prêmio Design MCB.