Diagramação e Editoração Eletrônica (Eletiva DSG1753)

“Diagramação e Editoração Eletrônica” é uma disciplina dividida entre um trabalho teórico e prático, no qual os alunos aprendem os princípios de organização de informação, a relação entre o projeto gráfico e suporte, e noções de narrativa de publicação, desenho tipográfico e gestalt para a construção de sistemas visuais, entre outros conceitos. Além disso, ela apresenta técnicas de uso dos principais softwares utilizados em projetos gráficos editoriais – o Photoshop para trabalhar a cor e o InDesign para o desenvolvimento de projetos gráficos e diagramação – e a finalização dos arquivos para impressão. A disciplina foi proposta como forma de desenvolver essas competências e habilidades que são fundamentais para qualquer designer.

De acordo com o Professor Romulo Matteoni:

Aprender a diagramar é aprender a dispor as informações de forma a determinar um ritmo de leitura e convidar o leitor a fruir pelo conteúdo sem dificuldades.

A eletiva de Diagramação e Editoração Eletrônica busca desenvolver nos alunos um olhar analítico sobre os objetos do mundo, possibilitando que cada aluno aplique esse olhar na validação de seu próprio trabalho.