Ex-aluno do DAD ganha prêmio Ray of Hope
Bruno Rutman Pagnoncelli, ex-aluno do DAD, ganhou o prêmio Ray of Hope por seu projeto Nucleário, feito com a orientação do professor Augusto Seibel. Esse trabalho também já foi premiado pelo BraunPrize, IdeaBrasil, International Design Excellence Awards, Red Dot Awards e GreenDot, além de ter sido finalista do Desafio Ambiental do WWF – Brasil.
O Nucleário foi criado tendo em mente os problemas de degeneração da Mata Atlântica do Brasil. Ele tem o objetivo de ser uma solução inovadora, inspirada por resultados oferecidos pela própria natureza, para o reflorestamento de áreas de uso intenso da monocultura e de pastagem de gado.
A proposta se direciona para a dispersão aérea e o sistema autônomo projetado fornece as condições necessárias para que um grupo de sementes consiga enraizar e, em conjunto, sobreviver até atingirem a maturidade. Tudo isso sem a necessidade de mão de obra humana para todas as fases do cuidado, principalmente para o pós-plantio de cada muda plantada. Com esse dispositivo, é possível plantar mais floresta em um espaço menor de tempo.
Bruno teve a ideia para o projeto quando voava de parapente pela floresta tropical, e viu de perto o desmatamento que aquela área havia sofrido. Há 17 milhões de hectares de terra que tem o potencial de serem salvas. Além disso, esse produto pode ajudar a tornar possível alcançar as metas de acordos ambientais, como o Bonn Challenge e o Acordo de Paris, por exemplo.
O Ray of Hope Prize é um prêmio de 100,000 dólares, patrocinado pela Fundação Ray C. Anderson.