Inscrições abertas para a especialização em Ergodesign de Interfaces

O LEUI (Laboratório de Ergodesign de Interfaces PUC – Rio) oferece o curso de especialização Ergodesign de Interfaces: design centrado no usuário e UX, com duração de 18 meses. As aulas acontecem aos sábados e começam dia 11 de maio e terminam dia 24 de agosto.

Usabilidade tem sido um termo bastante utilizado nos últimos tempos. Muitos têm se posicionado em linhas radicalmente opostas a respeito desta nova, mas já tão propalada, área de estudo. A preocupação fundamental da usabilidade, que se inicia com a Ergonomia, é dotar as interfaces de características que tornem os sistemas mais fáceis de usar e mais fáceis de serem aprendidos. A boa usabilidade tem sido uma preocupação crescente por parte de diversas empresas que a encaram como uma maneira de atender uma demanda de mercado e, desta forma, alcançar um nível de diferencial competitivo. Por sua vez, desenvolvedores de sistemas e de interfaces cada vez mais buscam adquirir conhecimentos que os capacitem a se colocar de maneira mais efetiva nesse contexto do mercado profissional. A formação de especialistas em usabilidade de interface visa capacitar profissionais para atuarem como conhecedores das questões ergonômicas de usabilidade de interface, arquitetura de informação a fim que possam realizar avaliações de usabilidade e propostas de melhorias em sistemas e interfaces para interação humano-computador, que privilegie o lado humano da interação, focando na facilidade de uso, de aprendizagem e na diminuição da carga cognitiva do usuário humano.

Com o objetivo de ensinar sobre a importância da Ergonomia no design, questões ergonômicas relacionadas à UX, e criar e avaliar a arquitetura de informação, o curso utiliza de métodos expositivos, práticos e de orientação para suas aulas. Além de apresentar métodos e técnicas para avaliação de usabilidade e projeto de interfaces.

As inscrições estão abertas até 25 de abril.