Projeto desenvolvido por professor do DAD concorre a prêmio da ArchDaily Brasil
O Pavilhão em Bambu e Biomateriais, criado pela empresa Bambutec Design (fundada pelo professor do DAD Mario Seixos e João Bina), concorre ao Prêmio Obra do ano 2019 promovido pela ArchDaily Brasil, na Categoria Arquitetura Paisagística. O pavilhão é uma estrutura ecológica ultraleve, realizado no Sesc (Serviço Social do Comércio) Paraty.
No projeto, modelos físicos e computacionais foram desenvolvidos para chegar ao resultado final em bambu. A montagem não necessita de guindastes ou equipamentos de elevação pesados, ela é erguida em módulos por um sistema de que aplica bipés articulados, polias e cabos, viabilizando um grande número de etapas de montagem no solo. Ela é totalmente desmontável e remontável e foi planejada para imergir na vida cultural da cidade de Paraty, com suas belezas naturais, biodiversidade tropical, cultura nativa e história colonial.
O Prêmio Obra do Ano está em sua terceira edição e foi criado para celebrar o melhor da arquitetura construída em países de língua portuguesa. É o único prêmio em português escolhido por votação popular, no qual o público escolhe as obras que inspiraram, representaram a identidade de contextos locais e marcaram a forma de fazer arquitetura no mundo.