FAPERJ destaca projeto com Museu Nacional
A FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) destacou a pesquisa feita no Museu Nacional que tem o intuito de resgatar seu acervo perdido no incêndio do ano passado a partir das cinzas.
Há uma antiga parceria entre o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e a PUC-Rio. O professor Jorge Lopes faz parte da equipe de pesquisadores – como coordenador do Laboratório de Modelos Tridimensionais do INT que busca recriar réplicas do acervo a partir dos resíduos e cinzas deixados pelo desastre, como com impressoras 3D, escaneamento e digitalização, e modelagem computacional. Este projeto existia antes do desastre, com muitas das imagens já disponíveis, em arquivos digitais, o que possibilitaram o projeto de Resgate do Acervo.
Em comemoração dos 201 anos do Museu Nacional, a oficina Resgate de Acervos vai ocorrer, apenas uma das diversas programações que vão ocorrer nos dias 8 e 9 de junho, de 10h às 16h, na Alameda das Sapucaias, dentro da Quinta da Boa Vista. Na oficina, o público poderá acompanhar como é o trabalho de resgate do que foi perdido no incêndio do ano passado. Além de ver o que foi encontrado até agora e ter uma conversa com profissionais das equipes de Arqueologia, Antropologia Biológica, Etnologia, Paleobotânica e Paleontologia.