Professor do DAD ministra palestra no Istituto Italiano di Cultura
O professor Jorge Lopes será um dos palestrantes do simpósio O Museu do Laboratório – memória, sustentabilidade e inovação, que vai acontecer quarta-feira, dia 19 de junho, das 9h30 até 18h30, no Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro. O evento é promovido por este Istituto Italiano di Cultura e pelo Consulado da Itália, em colaboração com o Ministério dos Bens e das Atividades Culturais da Itália.
O objetivo do simpósio é articular, em duas sessões, a gestão do patrimônio cultural e sua preservação, valorização e promoção em um contexto caracterizado por uma redefinição necessária do papel do museu, que cada vez mais pode se tornar um laboratório em que se solucionam problemas no nível social, não só artístico.
Esta iniciativa constitui uma importante ocasião de reflexão após o incêndio que destruiu o Museu Nacional. Assim, a Itália e o Brasil se unem em um esforço conjunto para preencher o vazio deixado pela tragédia.
Alguns dos convidados são o Diretor do Parco Archeologico di Ercolano, Francesco Sirano; o Diretor do Museo Archeologico di Napoli, Paolo Giulierini; Alexander Kellner, Diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro; Paulo Knauss, Diretor do Museu Histórico Nacional; Luis Alberto Oliveira, Curador do Museu do Amanhã; Mônica Xexéo, Diretora do Museu de Belas Artes, Evandro Salles, Curador Museu de Arte do Rio.
Inscrições disponíveis pelo link.
Endereço: Teatro da Itália
Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro
Av. Presidente Antonio Carlos, 40/ 4 andar
Centro