LEUI organiza evento sobre UX Design

O LEUI (Laboratório de Ergodesign de Interfaces PUC – Rio) promoveu, no dia 10 de setembro, o debate UX Writing e Plain Language, no DAD. Os convidados para o debate foram Bruno Rodrigues que falou tudo sobre UX Writing e apresentou o seu novo livro “Em busca de boas práticas de UX Writing” e Heloisa Fischer que apresentou o conceito de Plain Language e sua pesquisa, que está sendo realizada no LEUI, sobre o impacto de uma intervenção de Linguagem Simples (Plain Language) na compreensibilidade de textos sobre serviços públicos em e-gov.

Bruno Rodrigues é consultor e professor, autor da série de livros ‘Webwriting’ (2000, 2006 e 2014). Produziu para o Governo Federal o padrão brasileiro de redação online, ‘Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web’ (2010). Lançou recentemente um novo livro, ‘Em busca de boas práticas de UX Writing’, sobre escrita para interfaces móveis (2019). Em 19 anos já prestou consultoria e ministrou treinamentos em Webwriting e UX Writing para 60 empresas do Brasil e do exterior.
LinkedIn

Heloisa Fischer é mestranda em Design no LEUI da PUC-Rio e pesquisa a compreensibilidade de textos sobre serviços públicos em e-gov. Especialista em Cultura do Consumo pela PUC-Rio. Graduada em Jornalismo pela UFRJ. Autora de “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, o primeiro livro em português que aborda a Linguagem Simples. Fundadora da Comunica Simples, assessoria de aprendizagem especializada em Linguagem Simples. Cofundou o grupo de estudos Laboratório Interdisciplinar de Linguagem Clara (LincLab). Integra a Plain Language Association International (PLAIN). Criou e administra o grupo Linguagem Clara Brasil no LinkedIn. Colaborou com a Agência UFRJ de Inovação. Fundou e dirigiu VivaMúsica!, empresa de comunicação que disseminou a música clássica no Brasil por 21 anos (1994-2015).
LinkedIn