Encontros no DAD: Artes, Design e Aproximações

O DAD realizou a palestra Artes, Design e Aproximações, ministrado pelo professor Carlos Eduardo Felix da Costa (Cadu) e com participação de Luisa Tavares, no dia 01 de outubro.

Conversamos com o professor Cadu sobre essa série de Encontros que está na quinta edição.

DAD: Qual é sua impressão após estes cinco Encontros da Palestra Artes, Design e Aproximações?

Cadu: Estamos lentamente criando uma cultura de expansão de pensamento. Apresentando ex-alunos, suas escolhas profissionais, dilemas internos e poéticas de trabalho e conciliação, proporcionamos pros futuros profissionais meios de atuação, de como unir pragmatismo à ideais subjetivos e até utópicos. A criatividade precisa conviver com a realidade competitiva do mundo, mas não pode ser impedida pela mesma. Nessa brecha que pretendemos atuar.

DAD: Sua última convidada foi a Luísa Tavares, qual o motivo de tê-la convidado?

Cadu: Luísa bebe em diversas fontes: moda, design, performance, arte, filosofia e ensino. Essa abordagem transdisciplinar é restitutiva. A juventude é um momento de muita potência, mas também de muito acanhamento, onde fica difícil encontrar recursos para integrar os interesses múltiplos que apresentamos nesta fase da vida. Abrir caminhos pelo exemplo de outros facilita esse processo e a construção de aliados, redes e afetos.
Outro motivo fundamental para a escolha da Luísa foi o caráter micropolítico que seu trabalho sugere. Suas obras e ações não apenas ampliam plasticamente a união entre arte e design, mas também incentivam vínculos e processos existenciais mais integrativos pela diluição da autoria. E este momento da história precisa, e muito, de alternativas inclusivas no horizonte.

DAD: Já tem programado alguma outra palestra desta série?

Cadu: Sim, convidamos Stanley Vinícius, pós-doutorando no Departamento de Direito da PUC-Rio, que pesquisa nomadismo urbano e relações étnico-raciais através das intervenções indisciplinares de moradores em condição de rua. Um estudo riquíssimo que congrega história, arte, filosofia e práticas sociais.