Exposição Livro-imagem no Hall do DAD

O Hall do DAD recebe a exposição Livro-imagem até o dia 4 de dezembro. Os trabalhos foram produzidos pelos alunos da disciplina Linguagem da Ilustração, ministrada pelo professor Mateu Velasco, entre 2018 e 2019.

Desenhar é a primeira linguagem da criança, anterior à escrita, anterior até mesmo à fala. Diferente da escrita e da leitura – que precisam ser ensinadas – todos nascemos com a capacidade de aprender a desenhar. Mesmo sem um professor. A partir dos 18 meses as crianças adoram rabiscar, e podem passar horas criando imagens e explorando novas linguagens. Aos poucos os desenhos vão evoluindo naturalmente. Essa atividade lúdica não é apenas entretenimento. É essencial para o despertar e o desenvolvimento de todos nós.

Na maioria das escolas, após a alfabetização, o desenho fica em segundo plano e é substituído por outras disciplinas. Gradualmente somos desestimulados a desenhar e passamos a acreditar que não sabemos mais como fazê-lo da forma correta. Mas será que existe UMA forma correta?

O estilo na ilustração é como uma impressão digital. É a combinação do vocabulário visual e narrativo de cada um. A junção de traço, cores, técnicas, memórias, capaz de criar novos universos e expandir nossa percepção de como vemos o mundo.

Ao longo dos dois últimos anos pesquisamos nas turmas de Linguagem da Ilustração o desenvolvimento de autopublicações de livros de imagem. A partir das poesias de Manoel de Barros, ou do trabalho de garimpo visual feito por Farnese de Andrade, ou mesmo da releitura de clássicos da literatura infanto-juvenil, os alunos criaram zines, livros de artista, HQs, e outras experimentações em projetos editoriais que tenham a imagem como fio condutor da narrativa.