Profa. Bárbara Castro participa do evento online Arte, Ciência e Tecnologia
A professora Bárbara Castro participa do Webnário “Arte, Ciência e Tecnologia”, no dia 18 de junho, às 17h, organizado pelo MM Gerdau e o Festival de Arte Digital, com a participação de Solimán Lopez (Espanha) e Nélio Silva (Brasil). A transmissão será pelo Youtube do MM Gerdau.
O evento abordará os desafios e a relevância da produção artística e científica em um mundo em transformação, como estamos atentos e desatentos aos papéis da arte, das tecnologias e da informação, que há tempos, antevêem cenários como os atuais.
Sobre os participantes:
Barbara Castro tem atuação teórico e prática em arte e tecnologia. Doutora em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, mesma instituição em que defendeu seu mestrado em 2013 em co-orientação com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Fundadora e diretora do estúdio Ambos&& que reúne pesquisa e curadoria, visualização de dados, design de interação e programação criativa em projetos culturais e educativos. O estúdio já teve projetos realizados em instituições culturais como Centro Cultural Banco do Brasil, Museu do Amanhã, Museu Nacional, entre outros. É professora do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Em 2019, foi mentora de relevância digital do programa de inovação Hipermuseus que contou com participantes de mais de 30 museus de todo o país. Em sua trajetória se destaca a idealização da exposição e do livro Existência Numérica no Oi Futuro sobre visualização artística de dados, projeto em parceria com Luiz Ludwig e Doris Kosminsky.
Solimán López, desenvolve sua produção artística em Paris, França (UAS, Updated Art Studio) e Espanha no Departamento de Inovação que dirige na ESAT, Escola Superior de Arte e Tecnologia de Valência Espanha. Sua formação como Historiador da Arte e mestre em Arte e Comunicação condicionou seu desenvolvimento artístico na arte tecnológica conceitual. Trabalhando com o significado e a natureza dos arquivos digitais, como evidenciado por algumas peças, como o Harddiskmuseum, Host-in, Langpath ou File Genesis ou trabalhos mais recentes, nos quais conecta os mundos virtual e analógico através da fotogrametria, como em High Meshes, são uma prova de seu interesse pela presença humana e sua incidência nesta era de comunicação e digitalização.
Nélio Santos é Professor, Escritor e Editor da revista literária Textou e do Ágora Literária. Graduado em Filosofia (UESB) e Mestrado em Estudos de Literatura (UFSCar). Desenvolve pesquisa interdisciplinar entre Filosofia, Literatura, Política, Bioética e Tecnologias. Tem como principal interesse as análises sobre a condição humana na contemporaneidade, a relação entre Arte-Vida e o uso das inovações tecnológicas como recurso para resolver problemas sociais, políticos e ambientais.