Alunos do DAD premiados no PUC HACK

O aluno Conrado Bassini foi um dos integrantes da equipe vencedora do Hackathon da PUC-Rio contra a Covid-19 com o projeto Favela Inteligente e o aluno Pedro Martins integrou a equipe que ficou em segundo lugar com o projeto EDU.

O evento, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, foi totalmente on-line e teve por objetivo o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras frente às novas necessidades da nossa sociedade em virtude da Covid-19. Os três primeiros colocados ganharam uma premiação em dinheiro e o primeiro colocado também ganhou uma germinação no Instituto Gênesis, incubadora de startups da PUC-Rio.

Conrado Bassini se formou em Design na habilitação de Projeto de Produto e atualmente está na Pós-graduação de Design de Serviços. Com sua equipe desenvolveu uma plataforma no formato de um mapa interativo que comunica e anuncia os serviços dentro das comunidades. Conrado explica que o projeto alterou o escopo após a reunião com os mentores, “o projeto era inicialmente apenas criar um mapa colaborativo e interativo. Mas fomos entendendo que o projeto poderia ir mais além do que um mapa interativo para fazer conexão de oportunidades de serviços, de informação e fomentar uma comunidade. Tivemos dois dias de mentoria, cada mentor ajudou a pensar numa perspectiva (…) e o projeto se transformou no Favela Inteligente”.

Sobre a experiência no PUC HACK, Conrado ressalta que foi muito interessante e intenso. “Eu pude ter essa experiência de entender esse desafio de criar, de modelar, pelo menos minimamente, uma ideia que tenha impacto e relevância em 48 horas. Então, pra mim, 48 horas pareceram 2 meses.”. E destaca, também, a importância que sua formação teve para o desenvolvimento do projeto, “me ajudou no entendimento macro do problema, já que é muito presente nas metodologias de projeto os professores incentivarem a pensarmos e amarrarmos nosso projeto menos pontualmente possível, levando em consideração toda a rede que está sendo afetada com as decisões do projeto; ajudou também em saber trabalhar em grupo, já que praticamente todas as avaliações que temos são trabalhos em grupo, isso é importante para mim até hoje.”.

O Projeto EDU, uma plataforma educacional, visa potencializar uma educação mais inclusiva para pessoas com deficiência durante o contexto da pandemia. Permite que professores enviem seus materiais de aula para que possam receber este mesmo conteúdo alterado para atender às necessidades de um público especificado. 

Pedro Martins é aluno da habilitação de Comunicação Visual e explica que com acesso a esta plataforma “o estudante teria uma jornada de aprendizado gamificada, na qual suas conquistas seriam registradas e compiladas. Além disso, a plataforma seria um espaço de referência, na qual todos encontrariam informações a respeito de uma educação mais inclusiva, onde pessoas com deficiência são as protagonistas.”.

“O PUC-Hack me faz refletir como nós estudantes universitários, mais do que nunca, devemos pensar e propor soluções que melhorem a comunidade em que estamos inseridos.”, afirma. Além disso, Pedro destaca que “a graduação em design foi essencial para me auxiliar nesse processo de compreensão das problemáticas que circulam o tema que o grupo decidiu trabalhar, pois durante a construção do que iria se tornar a plataforma digital, pude ver de maneira palpável, muito do que aprendi pelas disciplinas de projeto. Além disso, tornar visual o sistema acessível que estávamos propondo, foi um desafio único de construção de linguagem e de jornada e experiência do usuário. E, é nesse contexto de projeto, que fica claro como que o design pode e deve ser uma ferramenta que cria espaços e produtos que auxiliam no desenvolvimento de uma comunidade cada vez mais inclusiva.”

Também participaram do PUC HACK os professores Felipe Rangel como líder temático, Luiz Ludwig e Gilberto Mendes com mentores.