Projeto do DAD em parceria com Maré Relógios, CETUC e NEAM vence edital da Shell
O projeto coordenado pelo professor João Victor Azevedo em parceria com o Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT), Maré Relógios, Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) representado por Marcelo Balisteri e o Núcleo de Estudos e Ação Sobre o Menor (NEAM) venceu o Edital Soluções Retomada da Shell juntamente com o CIEDS. O edital visa apoiar ações emergenciais e diminuição dos efeitos da COVID-19 utilizando as tecnologias desenvolvidas por negócios ou coletivos de negócios participantes do programa Shell Iniciativa Jovem e Shell Iniciativa Empreendedora desde 2001 até o ano de 2019, residentes no estado do Rio de Janeiro e no estado do Espírito Santo.
O projeto propõe tecnologias de fabricação e informação para o combate ao COVID 19 focando no desenvolvimento de equipamentos inteligentes de alta performance em manufatura aditiva e materiais reciclados. Desta forma, pretende-se desenvolver e produzir protótipos físicos de produtos para a saúde no combate ao COVID 19, especificamente um kit de equipamentos de proteção individual (EPI) para agentes comunitários de saúde com tecnologias embarcadas – como reconhecimento facial, sensor de temperatura, histórico de atendimento – que projetam as informações do paciente em seu visor, facilitando o reconhecimento e manejo dos diversos casos em sua área de atuação. A fabricação destes visa um baixo impacto na produção e descarte, sendo produzidos a partir de materiais reciclados, podendo, a própria comunidade contribuir com a matéria prima.
Esse produto, ao mesmo tempo que protege o profissional, proporciona diversas informações relativas aos seus pacientes e grupos sociais, de modo a facilitar seu trabalho e permitir um melhor monitoramento, controle e tratamento dos casos de COVID-19 nas comunidades em que atua.
O foco do projeto será a comunidade da Rocinha, de acordo com o professor João Victor, “vamos dar um kit com máscara, shield e óculos para cada agente comunitário de saúde e vamos dar também um shield inteligente para cada equipe de saúde da família. Esperamos que o projeto tenha impacto em cerca de 30 mil pessoas que são atendidas pela saúde da família do Centro Municipal de Saúde da Rocinha”.