Projeto de pesquisa MOTIRÔ

O MOTIRÔ é um projeto de pesquisa e extensão que utiliza a metodologia do Museu da Pessoa e dos projetos de pesquisa de várias universidades em relação à cultura popular para recolher histórias de pessoas que produzem, organizam e participam de festejos no Brasil e no mundo. 

Os festejos populares têm como traço predominantemente a dimensão presencial e coletiva, além da ocupação dos espaços públicos. Esses traços estão não só no âmbito do rito em si, mas em diversas fases de sua preparação: na captação de recursos; na produção de artefatos; nos ensaios e na preparação do local.

O projeto vai colher, registrar e difundir depoimentos de artistas que trabalham nos ofícios, nacionais e internacionais, envolvidos em todas etapas desses ritos com foco nos desafios particulares desses momentos de pandemia do COVID-19. 

MOTIRÔ é um vocábulo Tupi Guarani que fala de trabalhos grupais e ofícios coletivos – o que gerou o tema “mutirão”. No projeto, a denominação tem a função de destacar nos festejos os seus ofícios e sua dimensão social.

Mais informações sobre o projeto no vídeo disponível aqui.

 

Equipe do projeto de pesquisa MOTIRÔ:  

Coordenação Geral: Nilton Gonçalves Gamba Junior (Departamento de Artes & Design da PUC-Rio); Solange Jobim e Souza (Professora Visitante da UFSJ); Lucas Lara e Sonia London (Museu da Pessoa).

Supervisão: Desirée Bastos de Almeida e Priscila Andrade Silva.

Supervisão técnica: Eliane Garcia, Ricardo Ferreira Rodrigues e Nathália Valente Cramer Ribeiro.

Pesquisadores:

Aline Jobim, Andrea Camargo, Arthur Langer, Camilla Serrão Pinto, Davison Coutinho, Diogo Silva, Eliane Carla Viana, Fernanda Morais, Gabriel de Castilho, Humberto Barros, Jocineia dos Santos, Kleber Jesus, Marcely Rodrigues, Mariana Silva, Mayara Lista, Miguel Carvalho, Paula Cruz, Simone Formiga.