Projeto de aluno do DAD na shortlist do Prêmio Bornancini de Design

O projeto “Olhar sensível: viver consciente em um mundo de imagens” do aluno de Comunicação Visual, Pedro Alamorim, está na shortlist do Prêmio Bornancini de Design 2020, na categoria Design Gráfico – Estudantes. O projeto foi realizado no período de 2019.2 com orientação da professora Evelyn Grumach, co-orientação das professoras Vera Bernardes e Suzana Valladares. A premiação ocorre dia 10 de dezembro, às 19h45, pelo Youtube.

“Olhar sensível: viver consciente em um mundo de imagens” é uma publicação que se dedica ao questionamento da relação do homem contemporâneo com as imagens que inundam seu cotidiano e permeiam sua relação com o mundo. Expondo o contraste entre a postura contemplativa e reflexiva para com as fotos históricas do passado e a postura superficial sobre as imagens do presente, discute a tendência de alienação humana do contexto no qual se vive.

Constrói uma relação conceitual entre os pensamentos filosóficos de Albert Camus, descritos em “O Mito de Sísifo”, sobre a tendência moderna do homem ao “suicídio mental” e a pesquisa da professora Cristine Nogueira acerca da capacidade que as imagens à nossa volta têm de nos transportarem ao momento presente. A publicação coloca em debate as estruturas que fazem de uma imagem mais “resistente” que outra e a forma como a sequência de informação consumida interfere nessa dinâmica homem-imagem. O texto “Diante da dor dos outros” de Susan Sontag, questiona de forma conclusiva ao final da publicação se os fatos contemporâneos são realmente menos relevantes ou se a experiência com eles se reduz a uma mera distração dentre as demais que nos relacionamos diariamente.

O formato da publicação (275mmX375mm) proporciona uma experiência homem-imagem a partir da escala e do tempo de apreensão da informação visual. Organizando o material fotográfico em uma transição das imagens históricas de 1960 até a atualidade, o projeto evidencia como as imagens veiculadas nos tabloides antigamente impõem uma relação contemplativa diferente daquelas exibidas hoje em dia na tela do telefone celular. Impressas no formato grande, assumindo os spreads da publicação, as imagens históricas mostram acontecimentos marcantes do passado, sempre em destaque como veiculadas nos jornais da época. Já as imagens importantes da atualidade, impressas em um encarte menor (200mm X 250mm) no meio da publicação, são diluídas entre futilidades que fazem com que essa relação não pareça tão significativa quanto no momento anterior.

Essa comparação nos faz refletir sobre a postura que assumimos sobre o momento presente e as estruturas que promovem nosso suicídio mental. Percebemos que os fatos históricos não são menos relevantes hoje, mas sim que o seu registro fotográfico é veiculado em plataformas que colocam em mesma hierarquia visual (quando não menor) um cachorro fofo.

O Prêmio Bornancini de Design está em sua oitava edição e é um iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign).