Projeto de aluna do DAD selecionado no Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin
A aluna Ana Cecília Menescal teve seu projeto Cadeira COLO selecionado pela 4ª edição do Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin. O projeto foi orientado pelo professor Augusto Seibel.
A premiação selecionou 10 projetos para participarem da fase de desenvolvimento e prototipação. Nesta fase o proponente recebe a verba de R$ 6.000,00 para realização do protótipo de seu projeto. Os protótipos desenvolvidos durante a fase de prototipação serão expostos no Instituto Tomie Ohtake no último semestre de 2021. Na abertura da exposição serão conhecidos os três projetos, dentre os presentes na exposição, que serão premiados com curso livre de design em instituição internacional.
A Cadeira COLO nasceu da dinamicidade do sentar.
O modo de se sentar é típico de cada indivíduo e com o aumento de horas passadas em frente às telas, em decorrência do trabalho remoto, o ambiente de escritório dá lugar ao caseiro, as roupas usadas se tornam mais informais e a necessidade de se movimentar cresce.
A partir de mecanismos e regulagens, a Cadeira COLO permite liberdade, dinamicidade e conforto ao acolher variadas personalidades nos diferentes modos de sentar. Unindo formas de aconchego e abraço para dar a sensação de receptividade, a Cadeira COLO proporciona uma maneira ergonômica de receber posições não convencionais. Os diferenciais do produto são: assento mais largo com apoios laterais e o apoio de pé – que proporciona um suporte melhor ao cruzar ou dobrar as pernas no alto –, fazendo com que o usuário fique ainda sentado sobre os ísquios. O usuário pode regular a altura e recolher o apoio do pé, e também é possível levantar os apoios de braço caso não queira usá-los, e regular sua altura.