Profa. Evelyn Grumach cria identidade visual para livro sobre Clarice Lispector

A professora Evelyn Grumach, supervisora de Comunicação Visual do Escritório Modelo de Design (EMoD), foi responsável pela criação da identidade visual do livro recém lançado .Quanto ao futuro. Clarice que contou com a participação das estagiárias do EMoD: Livia Mascarenhas e Ully Cabral.  

O livro foi organizado pelo professor Júlio Diniz, Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), e coeditado pela Editora PUC-Rio e pela Editora Bazar do Tempo, em homenagem ao ano do centenário de Clarice Lispector em 2020. O lançamento do livro ocorreu no dia 29 de novembro, na Livraria da Travessa em Ipanema, Rio de Janeiro.

Evelyn conta um pouco como foi esse processo de criação que teve início em 2019:

“Os preparativos iniciados em 2019 foram atropelados pela pandemia do Covid-19 e todas as atividades e as festividades foram canceladas. No entanto, algumas peças gráficas foram produzidas, como um calendário para 2020 e marcadores de livros, usando imagens e detalhes de documentos e fotos cedidas pelo IMS/ Instituto Moreira Salles. Completando os trabalhos implantados durante 2020 e 2021 foi preparada a publicação do livro “.Quanto ao futuro. Clarice”.

O livro, concebido e organizado por Júlio Diniz, contém textos inéditos de 23 autores, especialistas em Clarice, além de um conjunto de fotos pertencentes ao Acervo de Memória da PUC-Rio, de um evento no qual Clarice foi espectadora. Foram projetadas a capa e a diagramação do miolo do livro, fazendo os elos com a identidade visual e criando os padrões de edição, necessários para diagramar             

A Identidade Visual teve como conceito apresentar uma Clarice forte, urgente, acentuando sua presença através da intensidade de seu olhar e força, que sua imagem traduzia em seus textos. A foto escolhida foi ampliada substancialmente e os contrastes foram acentuados, eliminando seus meio tons, destacando somente seu olhar denso e penetrante e o desenho tão marcado de sua boca. Uma Clarice instigante e intrigante…

A escolha da fonte Impact para a grafia de seu nome, marca uma presença afirmativa além dar apoio à escrita manual “.Quanto ao futuro.” extraída de um texto de próprio punho de Clarice. Esse texto, curiosamente contava com instruções precisas dirigidas a um futuro tipógrafo para que não alterasse os pontos que antecedem e precedem o título. E essa recomendação foi então mantida no título do livro.

Por fim, acompanhando os conceitos iniciais, as cores adotadas em todo o projeto são chapadas, de forte intensidade e vibrantes, reforçando a presença marcante da figura de Clarice.”